Diretor de programação da Globo visita Salvador para entender derrotas do canal para Record



Nos últimos meses, o TV História noticiou várias vezes as derrotas que a Globo vem sofrendo em Salvador, umas das mais importantes metrópoles do Brasil. As derrotas são para a RecordTV, que tem sua faixa local na manhã e no horário do almoço e tem alcançado vitórias imponentes e importantes.



Para tentar entender a situação e ver o que a emissora poderia fazer para ajudar a TV Bahia, sua afiliada na cidade, pela primeira vez o diretor de programação de rede - Amauri Soares - saiu do Rio de Janeiro e foi para outra capital, estudar a concorrência.

Há duas semanas, uma comitiva global que tinha, além de Amauri, Sérgio Valente, da Central Globo de Comunicação, e Rossana Fontenele, diretora de Recursos Humanos do canal, visitou a sede da TV Bahia.

Eles se reuniram com diretores, dentre eles, Roberto Appel, responsável pelo jornalismo da TV Bahia, além de conversar com o alto comando executivo. Na pauta, várias perguntas sobre mudanças que poderiam ser feitas.

A ida a Salvador foi feita em total sigilo e poucas pessoas ficaram sabendo do fato, até mesmo na própria TV Bahia. A ideia é não chamar a atenção e não dar mostras de que a Globo está realmente preocupada.

Em maio, o TV História já havia informado que a Globo iria ajudar a afiliada de Salvador, mas uma visita de Amauri Soares, diretor de programação da emissora, realmente não estava sendo esperada.

Há pelo menos dez meses, o Balanço Geral BA, apresentado por José Eduardo na RecordTV Itapoan, tem ganhado da Globo na cidade na faixa entre 12h e 15h. No entanto, até o início do ano, Bocão - como é conhecido o apresentador - não vencia o Bahia Meio Dia, telejornal da hora do almoço da TV Bahia.

Mas, de fevereiro para cá, José Eduardo começou a ameaçar e vencer o Bahia Meio Dia, e até com facilidade em vários dias. Assim que entra no ar, Bocão sobe a audiência da RecordTV Itapoan de 5 para 15 pontos em dez minutos.

Depois que termina o telejornal local, Bocão reina na liderança, vencendo o Globo Esporte BA, Jornal Hoje e o Vídeo Show com extrema facilidade, chegando a ter mais de 12 pontos de diferença.

Outro horário incomodo é o da faixa da manhã, entre 7h30 e 9h, onde é apresentado o Bahia no Ar, ancorado por Jéssica Senra. Nesta faixa, a RecordTV Itapoan é líder desde janeiro do ano passado e conseguiu índices históricos no horário, ultrapassando a casa dos 20 pontos.


Deixe sua opinião



Leia também