De dono de loja de açaí a ter um programa próprio na TV: Thiago Rocha relembra sua trajetória


Colunista de celebridades sempre foi algo que existiu na televisão. Nos últimos tempos, ao bem da verdade, isto virou uma franquia. Uma série de programas do gênero começou a fazer sucesso e nomes do tipo se tornarem apresentadores.



É o caso de Thiago Rocha, hoje âncora do programa Tá Sabendo?, da RedeTV!. Thiago é jornalista e sempre falou de celebridades na televisão. Nesse sentido, passou por Gazeta e SBT, onde foi fofoqueiro no Programa do Ratinho, em 2009, depois de participações no Superpop, da RedeTV!. E ele não nega: trabalhar com isso era um sonho.

Mas começar na TV foi mais difícil do que ele mesmo pensava. Para entrar no Ratinho, Thiago Rocha contou, em entrevista exclusiva para o TV História, que teve que fazer um teste duplo.

"Eu estava no O Fuxico na época e um amigo meu era da produção do Ratinho. De repente, ele me indicou para lá e fui fazer um teste. Cheguei no site, disse que queria ir, e fui. Quando chego lá, o produtor pergunta se eu tenho algum material pronto e, como nunca fiz TV, não tinha nada. Acaba que não rola o teste. No outro dia, a Vanessa Guzzo me liga e me convida de novo. Eu ri, falei que tinha ido no dia anterior e não fizeram teste comigo, mas aí ela falou que agora iria rolar. Então fui novamente e realmente aconteceu. Quando pergunto se fui bem, a Vanessa disse que o Ratinho gostou tanto que eu ia pro ar no mesmo dia, ao vivo, em 30 minutos! (risos)", afirma o jornalista.

De sorriso fácil e modo simpático, Thiago chega à entrevista logo após o Tá Sabendo?. Feito no mesmo espaço do TV Fama - um chroma-key de fundo azul -, ele diz que se sente feliz na atração, que a partir de agora será exibida aos domingos. "A RedeTV! está fazendo uma contraprogramação, investindo num jeito diferente. Nunca vi programa de fofoca nesse horário e, normalmente, a TV se dá bem quando investe na contraprogramação.", comenta Thiago.

O jornalista conta como ganhou a atração. "O meu diretor atual me chamou para fazer um piloto, pouco antes do Elias Abrão, superintendente artístico da casa. Era a ideia de um programa nesse formato mesmo, de fofocas, e aceitei. Não achei nada demais, um piloto é um piloto. Por que não fazer? Fui lá e fiz. Depois, o Elias entrou e, para reformular a grade, foi mexendo no que tinha na gaveta pronto. Ele viu o projeto e notou que o piloto foi aprovado, aí me chamou, me contou e estamos no ar fez 1 ano no último mês de março", explica.

Thiago passou por muitos veículos: AOL, Record, 89 FM de São Paulo, Jovem Pan FM, RBTV... Mas em alguns deles tiveram demissões sumárias, como está sendo cada vez mais normal na área jornalística. Para segurar suas contas, o jornalista contou o que fazia: tinha uma lojinha de açaí, que fechou em 2013, quando a situação parecia mais tranquila.

"Abri minha lojinha de açaí em 2002, um ano antes de sair do AOL. Adorava trabalhar, mas já tinha informação de que iria fechar, iriam vender e demitir... Meio que estava preparado. Quando isso aconteceu, um ano depois, a minha lojinha já estava bem, pagava as contas. Foi ela que me deu tranquilidade para lutar pelo meu sonho, que é trabalhar em televisão. É sempre bom ter um plano B, uma alternativa, porque esse meio é muito instável. Mas tive que fechar a lojinha em 2013, porque só ia lá para fechar e não conseguia me dedicar 100%, queria focar em TV. Mas sou muito grato ao meu açaí, que me ajudou muito", comenta.



Sobre seu futuro profissional, Thiago Rocha diz que não faz tantos planos, mas que sonha não só em ser apresentador ou comentarista de celebridades, e sim um comunicador mais completo: "Eu me inspiro nos grandes. Quero evoluir aqui dentro e agradeço sempre a RedeTV! por acreditar no profissional que sou. Ter um programa só meu, em rede nacional, é algo que jamais pensei e já me sinto um vencedor. Mas quero evoluir aqui, quem sabe ter um programa de auditório? Quero ser cada dia mais um comunicador", aposta Thiago.


Deixe sua opinião


Leia também