Polícia Militar de São Paulo divulga nota de repúdio por conta de cena em Malhação: Viva a Diferença; Globo responde



A Polícia Militar de São Paulo divulgou na noite desta quarta-feira (31) uma nota de repúdio a uma cena apresentada na novela Malhação: Viva a Diferença, em capítulo exibido na terça-feira (30).

A cena mostra os personagens Anderson (Juan Paiva) e Tina (Ana Hikari) sendo abordados por um oficial com uniforme cinza - semelhante ao da PM paulista, já que a trama se passa em São Paulo -, que trata o rapaz de forma preconceituosa.



Ao checar os documentos do casal, o policial diz frases como '"o negão está falando aqui que namora com a japinha" e "mano é gente da tua cor" e leva os dois a um Distrito Policial.

A cena termina com o personagem sugerindo uma ação violenta ao pai da garota, que nega a proposta de bate pronto. "O senhor tem certeza que não quer que a gente cuide do garoto?", insiste o homem da lei.



Na nota, assinada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Nivaldo Cesar, a PM diz que a cena generalizou de uma forma não necessária a corporação.

"A cena generalizou toda uma Instituição, formada por pessoas dignas, mães e pais de família que trabalham em São Paulo, diariamente chamados e reconhecidos pela nobreza das ações que realizam, desde o atendimento de ocorrências criminais até os atendimentos emergenciais e sociais, dos mais simples aos mais complexos. Policiais Militares que protegem anonimamente a sociedade", diz trecho da nota.

A PM ainda afirma que foram vários os bons feitos realizados pela corporação e diz que houve uma generalização exagerada, classificando a cena como "lamentável".

A nova temporada de Malhação, que estreou no mês passado, tem marcado médias de 20 pontos no Ibope, e, por enquanto, está obtendo o melhor desempenho da década de uma temporada da novelinha na Grande São Paulo.

Atualização às 11h40

O TV Historia procurou a Central Globo de Comunicação na noite desta quarta-feira, que enviou um comunicado sobre o ocorrido na manhã desta quinta. A emissora disse apenas que Malhação é uma trama de ficção, recriando livremente situações da vida real.

Leia o comunicado na íntegra:

"A atual temporada de 'Malhação', chamada 'Viva a Diferença', se propõe exatamente a discutir as diferenças culturais, sociais, de opiniões, de raça, tão presentes no Brasil. A trama explora as dificuldades e as belezas da convivência de pessoas tão diferentes e fala sobre respeitar a opinião, a posição e a cultura do outro.

A intenção é mostrar como a convivência entre diferentes tribos pode ser enriquecedora. Como uma obra de ficção, 'Malhação' recria, livremente, situações que podem ocorrer na vida real, buscando apenas tecer o pano de fundo para suas histórias.".







commentDeixe sua opinião
menu