Lampião, Canjerê, Chico Xavier e mais: os papeis marcantes da carreira de Nelson Xavier



1 - Nelson Agostini Xavier nasceu dia 30 de agosto de 1941, em São Paulo (SP). Em toda sua carreira, teve presença marcante na televisão, no teatro e no cinema.

2 - Fez sua primeira novela em 1967, na Globo: Sangue e Areia, de Janete Clair, quando viveu Zorba.

3 - Protagonizou a primeira novela educativa da televisão brasileira: João da Silva, produzida em 1973 e exibida em 1974 pela Globo e em 1976 pela TVE.

4 - Um dos seus maiores papeis na televisão foi o cangaceiro Lampião na pioneira minissérie Lampião e Maria Bonita. A trama inaugurou a produção de minisséries e renovou a teledramaturgia da Globo. A caracterização de Xavier como Lampião foi tão marcante que ele chegou a ser confundido com o rei do cangaço por uma figurante idosa.



5 - Outras duas minisséries marcantes da trajetória de Nelson Xavier foram Tenda dos Milagres, de 1985, que protagonizou como Pedro Arcanjo, e O Pagador de Promessas, de 1988, quando viveu o cafetão Bonitão.

6 - Na Manchete, esteve em Kananga do Japão (1989), e, em 1990, foi o vilão do sucesso A História de Ana Raio e Zé Trovão, na pele do cruel Leopoldo Canjerê.

7 - Após mais algumas tramas na Globo, viveu Fortunato Queiroz em Suave Veneno (1999). Fiel escudeiro de Waldomiro (José Wilker), foi um dos destaques da trama. E era curioso o jeito que o amigo o chamava.

8 - O ator teve alguns personagens ligados à religião na carreira. Em 2001, foi Purunam em Estrela-Guia. Mestre espiritual da Comunidade Arco da Aliança, era o professor, médico e conselheiro de todos, sendo o mestre de Cristal (Sandy).

9 - Em 2010, viveu no cinema o médium Chico Xavier, ícone da doutrina espírita. O filme de Daniel Filho se transformou em minissérie, exibida pela Globo em 2011.



10 - Mais recentemente, em 2013, viveu Ananda em Joia Rara. Era o líder budista do mosteiro Padma Ling e grande amigo de Franz (Bruno Gagliasso).



11 - Nesse meio tempo, teve outros dois papeis marcantes: Sebastião Ferreira da Silva, irmão da protagonista Maria do Carmo (Susana Vieira) em Senhora do Destino (2004) e o bronco Edivaldo, pai de Maria do Céu (Deborah Secco) em A Favorita.



11 - Sua última novela foi Babilônia, em 2015, quando fez uma rápida participação como o cadeirante Sebastião, assassinado por Beatriz (Glória Pires).



12 - O ator morreu nesta quarta (10), aos 75 anos, em Uberlândia (MG), vítima de câncer no pulmão. Sua filha, Tereza Villela Xavier, escreveu o seguinte no Facebook: "Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ele já era. Fez tudo que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre".




commentDeixe sua opinião
menu