Até Nathalia Timberg apresentou: 15 curiosidades sobre o Tele Globo, primeiro jornal da Rede Globo



1 - O primeiro telejornal da Rede Globo foi o Tele Globo. A produção foi ao ar logo no dia da estreia da emissora, em 26 de abril de 1965.



2 - O Tele Globo era exibido de segunda a sábado, em duas edições, uma às 12h30 e outra às 19h (depois 19h30).

3 - A primeira edição tinha um tom leve, com destaque para temas relacionados a cultura e entretenimento, semelhante à proposta inicial do Jornal Hoje, que estreou em 1971.

4 - Já a segunda edição tratava de temas mais sérios, como política e acontecimentos internacionais.

5 - A apresentação da edição noturna cabia a Hilton Gomes, que lia o noticiário internacional, e a Teixeira Heizer, com os esportes.

6 - A atriz Nathalia Timberg cuidava do "noticiário feminino".



7 - Inovador para a época, a atração tinha colunistas como Fernando Lopes, chamado de "o homem da noite", por cobrir festas da alta sociedade, e o compositor Catulo de Paula, entre outros.

8 - O telejornal também tinha um quadro de meteorologia, chamado Teletempo, e o editorial de um minuto produzido pelo então diretor de jornalismo, Mauro Salles.

9 - Para ilustrar as notícias, eram exibidos filmes da CBS News e da European Television Service, além das agências de notícias Associated Press, United Press International, France-Presse e Deutsche Presse-Agentur. Além disso, fotos do arquivo do jornal O Globo eram transformadas em slides.

10 - Em depoimento ao projeto Memória Globo, o jornalista Mário de Moraes, que participou da implantação do noticiário e foi chefe de reportagem, conta que quando uma notícia de última hora chegava na redação, instalada em uma pequena sala no prédio da emissora no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, ele redigia o texto na máquina de escrever, arrastava-se pelo chão do estúdio e batia na perna de Hilton Gomes, que estava no ar. O locutor baixava a mão, pegava o texto e lia a notícia.

11 - Em janeiro de 1966, o Tele Globo passou a ser exibido apenas uma vez, de segunda a sábado, às 13h.

12 - Também era exibida uma edição semanal todas as segundas, à meia-noite.

13 - O noticiário esportivo foi desmembrado do telejornal em fevereiro do mesmo ano, com a criação do Tele Globo Esportivo, exibido, inclusive, aos domingos.

14 - O telejornal deixou de ser exibido em 4 de setembro de 1966, sendo substituído pelo Show da Cidade, misto de jornalístico e entretenimento. Durante algumas semanas, também foi exibido um noticiário intitulado Manchetes.

15 - Posteriormente, foi criada a primeira versão do Jornal da Globo, em 1967, e, em 1969, estreou o Jornal Nacional, carro-chefe da rede até hoje.







commentDeixe sua opinião
menu