O Lado N da Netflix: Secrets and Lies, o preço do sacrifício



Um homem comum, de classe média, casado, com duas filhas, rodeado por uma vizinhança aparentemente pacífica em um bairro aprazível. Tudo leva a crer que a vida de Ben Crawford (Ryan Phillippe) é perfeita, sem desafios ou transtornos.

Mas as aparências podem ser mais enganosas do que muitos imaginam. O assassinato de Tom, uma criança de apenas cinco anos, filho de uma de suas vizinhas, Jess Murphy (Natalie Martinez), o envolve de tal maneira que ele é considerado não somente o principal, mas o único suspeito de ter cometido o crime.



Se o assédio constante da imprensa, ávida por faturar com o sensacionalismo em torno do caso, fosse o único problema a ser enfrentado, não seria tão difícil encarar a nova realidade. Porém, Crawford não se lembra do que aconteceu naquela fatídica noite: após uma briga com a esposa, Christy (KaDee Strickland), ele saiu com o amigo Dave Lindsey (Dan Fogler) para beber e exagerou na dose. A dificuldade em relembrar os acontecimentos o coloca na mira da polícia, personificada na figura implacável da detetive Andrea Cornell (Juliette Lewis).

Cada vez mais pressionado, Ben tenta elucidar o crime investigando-o de forma paralela, contando basicamente com o apoio de Dave e da filha mais nova, Abby (Belle Shouse). Por outro lado, o relacionamento com a esposa se deteriora (em que pese haver outras razões fortes para isso), assim também como aumentam os atritos com a filha mais velha, a adolescente rebelde Natalie (Indiana Evans).

O clima de hostilidade se acirra, com a crença de quase todos os vizinhos de que ele é o culpado. Somente Jess o defende, demonstrando a cada episódio que existe um laço muito forte entre eles. Em contrapartida, a detetive Cornell não dá trégua, mas gradativamente ela percebe que algumas coisas não se encaixam o suficiente para solucionar o caso. Por isso, com as investigações mais aprofundadas, outros suspeitos aparecem, tornando o desfecho absolutamente imprevisível.

Derivada de uma série australiana com o mesmo nome apresentada em 2014, a Secrets and Lies norte-americana é uma produção da ABC Studios. Foi exibida pelo canal Sony em 2015 e, a partir de abril do ano seguinte, a primeira temporada (cuja sinopse é descrita acima) entrou no catálogo da Netflix. Os dez episódios formam uma trama intensa, mas que não foi tão bem acolhida pela crítica especializada. A série dividiu opiniões, mas é inegável que se configura em um desafio instigante para os que gostam de desvendar casos intrincados.

A segunda temporada já foi produzida e dá continuidade à trajetória da detetive Cornell. Os personagens e o crime investigado são outros, mas os dez episódios dessa nova busca por um(a) assassino(a) ainda não estão disponíveis na plataforma de streaming.

Aos que chegarem até o final da saga de Ben Crawford, uma reflexão suscitada pela história será inevitável: até que ponto vale se sacrificar por aquilo em que se acredita, mesmo que o preço a se pagar seja abrir mão da própria liberdade?

JONAS GONÇALVES é um caçador de opções alternativas no catálogo da Netflix. Contatos podem ser feitos pelo Twitter: @JonasGoncalves. Ocupa este espaço quinzenalmente às quartas




commentDeixe sua opinião
menu