Marcos, valores invertidos, expulsão e a irresponsabilidade da produção do BBB 17


Que a décima sétima edição do Big Brother Brasil é a pior da história do programa, é um fato consumado. Já foram listadas várias razões para confirmar isso. Mas agora essa edição conseguiu ficar ainda mais vergonhosa. Tudo porque Marcos, um dos participantes mais protegidos da produção junto com Emilly, foi flagrado em mais um completo descontrole, intimidando Ieda e acuando a sua 'namorada' de uma forma assustadora. Isso depois da mesma Emilly ter mostrado para Ieda seu braço roxo, alegando que ele a tinha beliscado várias vezes por ciúmes de um integrante de uma banda que foi fazer show na casa.

É assustador constatar o fanatismo das torcidas e como a produção desse BBB foi omissa em vários aspectos. Criaram dois monstros através de edições tendenciosas e agora perderam o controle. Depois das imagens aterrorizantes que o público foi obrigado a ver (e quem tem Pay-Per-View já havia visto), Tiago Leifert simplesmente disse que a equipe estava "alerta" e "preocupada". Para culminar, avisou que o que aconteceu na casa acontece muito na vida real, mas sem câmeras. Tudo bem, mas e daí?



A diferença é que dessa vez o Brasil foi testemunha de uma intimidação, que culminou em agressão, principalmente quando Marcos enfiou o dedo na cara da Emilly (literalmente) e na hora que a imobilizou no chão, impedindo que ela o afastasse. Deu nojo.

O pior é que ele já havia repetido esse comportamento com ela semana passada, no quarto do líder. E também já acuou Ieda várias vezes, esbanjando agressividade. Conseguiu desrespeitar todas as mulheres que haviam restado na casa nessa reta final, incluindo ainda Vivian e Marinalva.

E a baixeza que fez com Ilmar, expondo o filho do até então grande amigo em rede nacional, evidenciou mais o seu descontrole e a sua covardia. É um dos piores participantes que já passaram por esse reality e a covardia da produção, em jogar no colo de Emilly a responsabilidade de expulsá-lo do programa, foi absurda. Eles a chamaram e, depois de um longo tempo no confessionário, a menina saiu de lá desnorteada e preferindo fingir que nada aconteceu. Uma imagem vale mais do que qualquer palavra e essa expressão é bem velha para a equipe da atração não saber.

Mas o pior de tudo é a aprovação do público, comprovando como os valores andam cada vez mais invertidos. A permanência de Marcos e a eliminação do Ilmar com quase 56%, no paredão que foi recorde de votos dessa edição (mais de 112.000), foi vexaminosa e inacreditável.

Depois de ter sido humilhado covardemente pelo ex-amigo e depois de tudo o que o médico fez, intimidando e acuando todas as mulheres, a torcida fanática do 'casal' mais uma vez fez diferença e o deixou na casa.

Entretanto, não era o maior absurdo dessa edição porque ainda estava por vir o paredão do último domingo (09/04), onde Marcos ficou e Marinalva foi eliminada com 77% dos votos, mesmo depois do show de horror protagonizado por ele em cima de Emilly. Difícil uma pessoa sensata não se indignar diante de tudo isso. Aliás, esse casal ter uma torcida tão forte já demonstra que a sociedade está bem doente. Um homem agressivo, descontrolador e dono da verdade e uma menina mimada, egoísta e arrogante.

E é importante ressaltar que nem toda agressão é só física - embora ela tenha ficado com hematomas também. O que o Marcos fez pode sim ser considerado agressão em qualquer delegacia. Tanto que a polícia foi ontem (segunda-feira, dia 10) até a casa do BBB para investigar o ocorrido. Não falaram diretamente com Marcos e Emilly, mas a produção chamou os dois para o confessionário e avisou sobre o ocorrido. O mais assustador é que Marcos saiu de lá rindo, como se não fosse nada demais. E, para piorar, passou a ser todo delicado com a 'namorada'. Ou seja, fica bem claro que a produção dava orientações para os dois mudarem de postura. Mas isso não é uma clara forma de favorecimento? Isso não é privilegiá-los em cima dos demais concorrentes?

Infelizmente, esse tipo de situação não foi um fato isolado nessa edição. A forma benevolente como ambos são tratados fica explícita desde o começo da décima sétima temporada. E fica difícil entender a razão da produção queimar sua imagem diante do telespectador por duas pessoas tão questionáveis.

Até mesmo o Jornal Nacional noticiou o escândalo envolvendo a intimidação de Marcos a Emilly, ressaltando que repudia toda forma de violência e avisando que a delegada Viviane da Costa foi aos Estúdios Globo exigir imagens do BBB e exames em Emilly, além de ter alertado a participante sobre os seus direitos. E foi esse o estopim para a expulsão do participante na edição ao vivo mais tarde. A denúncia no principal jornal do país confirmou a gravidade da situação e os exames médicos comprovaram a agressão física.

Marcos foi ao confessionário e acabou, finalmente, expulso. Infelizmente, precisaram esperar a polícia ir até a casa para isso acontecer. O justo seria a expulsão no domingo, antes do paredão contra Marinalva. Mas, ainda assim foi um progresso. E mérito da emissora, novamente, que também agiu de forma exemplar no caso José Mayer. Pena que a produção do programa tenha sido tão covarde e irresponsável.

O momento em que Ieda e Vivian consolaram Emilly depois que Tiago Leifert a comunicou da expulsão de Marcos foi um dos raros instantes de sensibilidade desse programa. As três são as finalistas e nem há o que comemorar. Foi uma disputa que não valeu torcer. Quem pagou o Pay-Per-View esse ano com certeza se arrependeu amargamente.

O BBB17 foi uma edição nociva, deprimente, tendenciosa, pesada, sem lealdade e sem alma. Esse escândalo da agressão fechou o ciclo dessa temporada da pior forma possível, mas fazendo jus ao conjunto tenebroso que o público foi 'obrigado' a acompanhar. O público (com suas torcidas fanáticas) ter deixado Marcos nos dois últimos paredões expôs os valores invertidos da sociedade atual, a produção demorou demais para agir e a expulsão dele acabou sendo inevitável em virtude da repercussão que tudo estava tomando. Big Brother para esquecer.

SÉRGIO SANTOS é apaixonado por televisão e está sempre de olho nos detalhes, como pode ser visto em seu blog. Contatos podem ser feitos pelo Twitter ou pelo Facebook. Ocupa este espaço às terças e quintas


Deixe sua opinião


Leia também