SBT consegue vice-liderança com jornal local no Pará, tradicional reduto da Record


A praça onde a Record tenha talvez seus melhores resultados de audiência, Belém, agora tem também uma briga pela vice-liderança no horário do almoço, algo que não tinha há muito tempo.



Segundo dados consolidados da Grande Belém, divulgados pelo SBT no último dia 21 de março, o SBT Pará, apresentado por Valdo Souza, fechou o último mês de fevereiro com média mensal de 8,4 pontos de audiência e 15,6% de share.

Com isso, ficou em segundo lugar isolado, contra 7,8 pontos da Record Belém, que no horário exibe o Balanço Geral Pará, apresentado por Renê Marcelo desde 2011.

Em um ano, o crescimento do SBT Pará foi impressionante: 35% de audiência de fevereiro de 2016 para este ano, pulando de 6,2 pontos para 8,4 pontos, um dos crescimentos mais rápidos do SBT em toda a rede.

O curioso é a forma como isso se deu. Valdo Souza era apresentador do próprio Balanço Geral até o ano de 2011, quando foi substituído pelo seu atual concorrente, Renê Marcelo, numa reformulação.

Ele foi contratado pelo SBT em abril de 2014 e assumiu um lado que tinha na Record: mais policial e menos brincalhão. O jornal sempre teve boa audiência, mas a vice parecia difícil.

De novembro para cá, o jornal acabou dando mais resultados para a emissora. No dia 16 de fevereiro, o SBT Pará marcou 9 pontos de média contra 6 pontos da Record no horário, algo que não era visto há muito tempo.

De certa forma, não deixa de ser uma vingança para Valdo. Quando foi retirado do Balanço Geral, ele argumentou que estava na liderança na época e que a troca era injusta.

Os dados refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande Belém. Por lá, os números consolidados demoram 15 dias para serem divulgados.


Deixe sua opinião


Leia também