Apesar das mudanças, nos últimos dias SBT teve maior tempo de jornalismo de sua história



Com as inúmeras mudanças em sua grade nos últimos dias, o SBT acabou conseguindo um feito muito grande para o seu jornalismo, mesmo que com ressalvas.



Na programação da última sexta-feira (24), o canal de Silvio Santos bateu o recorde de horas diárias de jornalismo em sua história, segundo levantamento feito pelo TV História: exatas 10 horas e 15 minutos de jornalismo.

A maratona começou com o SBT Notícias, que foi exibido das 2h00 até às 8h30, contabilizando seis horas e trinta minutos ao vivo apenas na faixa da madrugada e manhã.

Logo após, o Primeiro Impacto, que já não está mais nesta faixa, foi apresentado das 12h às 15h por Dudu Camargo e Marcão, contando com mais três horas de notícias.

Por fim, o principal jornal da emissora, o SBT Brasil, apresentado por Rachel Sheherazade, Carlos Nascimento e Joseval Peixoto, contabiliza 45 minutos, exibido que é das 19h45 às 20h30.

Em 1981, quando entrou no ar, o SBT tinha apenas um jornal, o Noticentro, para cumprir a cota obrigatória de noticiários determinada pelo governo.

Já em 1988, quando Silvio Santos fez investimentos e contratou Boris Casoy, o canal tinha quase duas horas de jornalismo diário - o TJ Brasil e o local TJ São Paulo tinham 30 minutos cada e o Notícias de Primeira Página, exibido no fim da noite, tinha apenas 15 minutos.



Em 1991, quando o jornalismo da emissora estava em alta, o Aqui Agora tinha uma hora de duração, o TJ Brasil tinha 45 minutos, o Jornal do SBT tinha duas edições, totalizando 45 minutos, e o TJ Internacional tinha 15 minutos, o que dava 1h45 diárias de notícias.

Concorrentes

Mesmo com todo esse tempo, o jornalismo do SBT não ultrapassou a carga horária da Record, sua principal concorrente, que já tem números mais consolidados no setor. Diariamente, a emissora de Edir Macedo tem 11 horas de jornalismo.

Mesmo com esse todo tempo, o investimento em pessoal feito pelo SBT não tem sido feito na mesma proporção. Recentemente, duas âncoras foram demitidas - Patrícia Rocha e Joyce Ribeiro, e Hermano Henning não teve seu contrato renovado.

Repórteres do canal têm sido cada vez mais aproveitados na faixa da noite para apresentar o SBT Notícias, em formato de revezamento. Recentemente, Daniel Adjuto estreou na bancada do telejornal.

A equipe de reportagem do SBT em São Paulo, aliás, é bastante pequena se comparada com a de outras emissoras. Se na Record são mais de 25 equipes de reportagem, entre links e equipes de gravação, o SBT tem cerca de 12 para atender todos os seus telejornais.




commentDeixe sua opinião
menu