Vídeos mostram como foi o desligamento do sinal analógico em outros países



Em 18 de setembro de 1950, era emitido o primeiro sinal de televisão da América Latina, pela TV Tupi, canal 3 de São Paulo, e, quase 67 anos depois, o sinal analógico será desligado na primeira cidade da América do Sul a ter uma emissora de TV.

A cidade de São Paulo não será a primeira a perder o sinal analógico: a pioneira foi Rio Verde, em Goiás, escolhida como cidade-piloto. Brasília também já migrou totalmente para o DTV e a previsão é que em 2023 o pais inteiro esteja no sistema digital.

Mas por que será que demoramos tanto para fazer essa migração?

"Todo processo, para ser realizado com maior precisão, requer tempo. Levando em conta que somos um país-continente, o Brasil precisou desse período para implantação da TV a todo povo, como também para a colorização total da programação televisiva. É natural que esse processo, que está em curso, também demorasse. Tanto na implantação da TV digital, até 2007, e agora com o switch-off. É uma história não só da TV, é uma mudança social", afirma Elmo Francfort, consultor de TV e gestor de conteúdo da PRÓ-TV.

Em alguns países, a situação não é diferente. A Argentina fará o desligamento em 1º de janeiro de 2019, a Colômbia em dezembro de 2019 e o Chile apenas em 2020. Já a Bolívia e Paraguai prometem finalizar a migração em setembro desse ano.

Países como Canada e China têm suas principais emissoras em DTV, mas as pequenas estações ainda transmitem em analógico. Até o próprio Estados Unidos não desligou o sinal por completo, tudo devido a burocracia. Por fim, a Coreia do Norte começou a transmitir em DTV em 2015 e não tem previsão de encerrar as transmissões analógicas.

Grande parte da Europa migrou totalmente para o DTV, assim como Japão, México, Austrália, entre outros.

Vamos ver como foi o desligamento do analógico em alguns países:

JAPÃO

O sinal saiu do ar durante um programa de auditório da Fuji TV e, como vocês podem ver, os japoneses são excêntricos até nisso:




AUSTRÁLIA

Seven Network é uma das maiores emissoras da Austrália e encerrou as transmissões com este clipe:




GRÃ-BRETANHA

A BBC 1 saiu do ar de um modo sutil, mostrando o velho globo girando e sumindo da tela:




ESTADOS UNIDOS

De um jeito simbólico, os americanos apertaram os botões para desligar o velho sistema:




É o fim de uma era, estamos entrando de cabeça no sistema digital, que traz qualidade superior e um custo menor de transmissão.

As velhas antenas, que antes captavam imagens e sons, hoje nos transmitem a saudade de uma época incrível, que, mesmo com chuviscos, capturava sonhos, tristezas e alegrias. Para relembrar esses tempos, a sintonia fina sempre estará perfeita em nossa memória e coração.







commentDeixe sua opinião
menu