Há 28 anos, Domingão do Faustão estreava para combater o crescimento do SBT



Incomodada com o forte crescimento do SBT, a Globo agiu e contratou um peso-pesado para brigar pela audiência nas tardes de domingo, então dominada por Silvio Santos. Fausto Silva chegou à emissora em 1989, vindo de alguns anos de sucesso nas noites de sábado da Band. Logo na estreia, derrotou o Programa Silvio Santos.



O SBT crescia a passos largos desde 1988, resultado de uma agressiva estratégia de seu proprietário, que contratou nomes conhecidos, como Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega, lançou um telejornal diferenciado, o TJ Brasil, com o âncora Boris Casoy, e comprou um pacote de filmes de sucesso. Tudo isso em busca de mais audiência e, principalmente, faturamento, já que a programação popular afastava os grandes anunciantes.

Mesmo sem ter sua liderança ameaçada, a Globo passava apuros, principalmente quando concorria com Silvio Santos, aos domingos. O problema foi resolvido com a contratação do irreverente Faustão, que apresentava o Perdidos na Noite na Band. A intenção era rejuvenescer a programação e chamar a atenção do público nas tardes de domingo, especialmente os jovens, que já se afastavam da TV naquela época.

O primeiro contrato do apresentador com a Globo tinha duração de dois anos e começou a valer em janeiro de 1989. Além do polpudo salário, ele ganharia 15% de participação nos comerciais exibidos durante o programa. Nada comparado, claro, ao salário milionário que ele recebe atualmente.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 26 de fevereiro de 1989, Faustão disse que iria encerrar o Perdidos na Noite de qualquer forma. "Um negócio que pouca gente sabe sobre o Johnny Saad, dono da Bandeirantes, foi que em janeiro de 1988 eu falei com ele: Olha, vou fazer mais um ano de Perdidos e parar".

O apresentador, que também é jornalista e foi repórter esportivo nos anos 1970, não queria ficar preso na mesma atração, pois, na mesma entrevista, disse que "não gosta de ficar fazendo muito tempo a mesma coisa". Ironicamente, está há 25 anos fazendo o Domingão do Faustão.

Brilho próprio

Faustão também disse que não seria um substituto de Chacrinha, morto em 1988, ao contrário do que a mídia dizia na época. "Não tem nada a ver com o Chacrinha. Tanto que eles nunca falaram de fazer programa sábado à tarde [horário que era ocupado pelo Cassino do Chacrinha entre 1982 e 1988]. Eu não sou um personagem. O Chacrinha era um personagem do Abelardo Barbosa. Eu sou eu mesmo, não tem jeito. Eu faço entrevista e o Chacrinha tem calouro, tem júri. É outra coisa", disse.

Se nos dias de hoje ele fala o que quer, imagine em 1989, quando era conhecido justamente por ser desbocado. O apresentador teve sua irreverência suavizada para não chocar o público das tardes de domingo. O próprio Fausto Silva não negou, na época, que estava se condicionando e que não poderia fazer muitas coisas que fazia à noite.

Faustão afirmou ter recebido carta branca da emissora. "O problema é que aqui eles não estão acostumados a fazer ao vivo. O Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, então todo-poderoso da emissora] chegou falando: 'Nós vamos aprender a fazer televisão ao vivo'. Na hora, como eu faço tudo que vem à cabeça mesmo, eu acho que alguma coisa vai derrapar", disse na entrevista.



Na estreia, Faustão usou palavras como "merda", "porra", "na tua mãe", "sua anta" e "pentelho". A imprensa destacou que os termos não repercutiram negativamente e que Roberto Marinho, então presidente das Organizações Globo, não acompanhou a atração, por isso não comentaria sobre isso.

Liderança

O Domingão do Faustão estreou no dia 26 de março de 1989, exibido entre 14h55 e 19h, com boa parte do conteúdo ao vivo e alguns quadros pré-gravados. Entre os convidados do primeiro programa estavam Xuxa, Cássia Kis Magro, José Wilker, Lulu Santos, Fábio Jr. e Simone, entre outros. O primeiro diretor-geral foi Augusto César Vanucci.



Logo de cara, a produção fez sucesso, e quadros como Controle Remoto, Mano a Mano, Caminhão do Faustão e Sexolândia viraram mania nacional, assim como as pegadinhas. As vídeocassetadas que estrearam junto com o programa estão no ar até hoje.

A Globo conseguiu seu objetivo, que era frear o SBT. Faustão venceu logo na estreia, marcando 38 pontos, contra 20 do SBT, na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro, a Globo ficou com 36 pontos, seguida pela Manchete, que obteve 16.




commentDeixe sua opinião
menu