RedeTV! quebra tradição e diminui uso de chroma-key para programas da casa



Nos últimos tempos, a RedeTV! está diminuindo cada vez mais uma prática que era de suas maiores tradições: os cenários virtuais, feitos através do chamado chroma-key, onde uma imagem ilusória é colocado num fundo azul ou verde.

Atualmente, apenas cinco programas da casa são feitos em chroma: TV Fama, Tá Sabendo?, Te Peguei, Leitura Dinâmica e É Notícia. Dois programas que eram feitos neste formato estão mudando.



O primeiro deles é o Operação de Risco, apresentado por Jorge Lordello. Uma das maiores audiências da casa, marcando 3 pontos de média nas noites de sábado, estreia nova temporada neste sábado, com direito a cenário físico.

Além disso, o Documento Verdade, apresentado por Augusto Xavier, um dos maiores baluartes da casa, passará a ser comandado diretamente da redação de jornalismo da emissora, localizada em Osasco, na Grande São Paulo.

Em outras épocas, como em 2010, cerca de 11 programas da casa eram feitos em chroma-key. Na época, a RedeTV! produzia bastante, tinha um jornal esportivo diário, além de outras atrações, e, por isso, a demanda era maior.

Mas cenários físicos parecem ser tendência dentro da casa. Outro programa que ganhou um é o Ritmo Brasil, apresentado por Faa Morena nas noites de sábado.



No lançamento da nova temporada, foi anunciado que o programa ganhou um cenário com ares de bate papo, indo para o estúdio - antes, era feito apenas em externas, com Faa indo até o artista, e não o contrário.

Por muito tempo, a RedeTV! se vangloriou de usar muito chroma-key, por conta da tecnologia que sempre ostentou. No entanto, a ideia de usar mais cenários físicos, segundo apurou o TV História, é de Elias Abrão, superintendente artístico do canal.

Elias entende que o cenário físico fica mais agradável para o telespectador e que, se há espaço para ser usado na RedeTV!, não tem porque não fazê-lo. A ideia também é compartilhada pelo restante da direção da casa.

Procurada para comentar o assunto, a RedeTV!, através de sua assessoria, não enviou uma resposta até o fechamento desta matéria. Assim que o fizer, a matéria será atualizada.







commentDeixe sua opinião
menu