24 de janeiro na história da TV: em 2013, estreava Pé na Cova


Confira os destaques do dia 24 de janeiro na história da televisão brasileira:

No dia 24 de janeiro de 1972, estreava a novela O Primeiro Amor (Globo).

Este sucesso de Walther Negrão - que gerou o spin-off Shazan, Xerife & Cia, estrelado por Paulo José e Flávio Migliaccio - acabou marcado pela morte do protagonista Sérgio Cardoso, o professor Luciano. Vítima de um infarto fulminante, restando 28 capítulos para o "fim", Sérgio foi reverenciado após a exibição de sua última cena por todo o elenco, que também recebeu Leonardo Villar, seu substituto.



No dia 24 de janeiro de 1973, estreava a novela Cavalo de Aço (Globo).

A obra trazia a jornada de um jovem buscando vingar o assassinato de membros de sua família - Rodrigo (Tarcísio Meira), sempre acompanhando de sua moto (vem daí o título). No elenco, Glória Menezes, Betty Faria, Ziembinski, Stenio Garcia, Mário Lago, José Wilker, Cláudio Cavalcanti e Arlete Salles. O autor Walther Negrão usou a ideia central para desenvolver Fera Radical (1988), clássico do horário das 18h.



No dia 24 de janeiro de 1973, estreava a novela O Bem-Amado (Globo).

A novela de Dias Gomes abordava o cotidiano da movimentada cidade de Sucupira, onde diversos tipos inusitados conviviam - a começar pelo prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), que contrata um matador para conseguir inaugurar sua grande obra, um cemitério. Foi a primeira novela a cores da história da televisão brasileira. No elenco, Lima Duarte, Emiliano Queiróz, Jardel Filho, Ida Gomes e Zilka Salaberry.



No dia 24 de janeiro de 2011, estreava o programa infantil Acampamento de Férias II - A Árvore da Vida (Globo).

Na segunda temporada do especial, Renato Aragão atuou ao lado de nomes como Tânia Khalil, Rafael Almeida e Odilon Wagner, além de sua filha, Lívian Aragão. Os atrapalhados Didi e Lili descobriam uma carta da época do descobrimento do Brasil, a respeito de um antepassado do trapalhão, que o instrui a encontrar a Árvore da Vida e replantá-la, estabelecendo a paz e a estabilidade do planeta.



No dia 24 de janeiro de 2012, estreava a minissérie Rei Davi (Record).

De Vivian de Oliveira, a série adaptava o primeiro e segundo livro de Samuel, narrando a trajetória de Davi (Leandro Léo / Leonardo Brício), filho de um pastor de ovelhas que acaba se tornando rei de Israel. Foram 30 episódios, sempre com audiência na casa dos dois dígitos. No elenco, Ângela Leal, Camila Rodrigues, Gracindo Jr, Iran Malfitano, Maria Ribeiro, Marly Bueno e Renata Dominguez.



No dia 24 de janeiro de 2013, estreava a série Pé na Cova (Globo).

De Miguel Falabella, esta comédia mostrava a inusitada rotina de uma família que comandava uma funerária na periferia carioca. O texto mordaz de Falabella abordou temas do cotidiano do brasileiro, superdimensionados pelo viés humorístico da série. No elenco, Mart'nália, Luma Costa, Lorena Comparato, Diogo Vilela, Daniel Torres e Marília Pêra, em seu último trabalho na televisão.



No dia 24 de janeiro de 2014, terminava a minissérie Serra Pelada - A Saga do Ouro (Globo).

Versão televisiva do filme de Heitor Dhalia, coproduzido por Wagner Moura - também presente no elenco. Retratava a história real do garimpo mais famoso do Brasil, a partir da história dos amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade). No elenco, Sophie Charlotte (estreando no cinema), Silvero Pereira, Matheus Nachtergaele, Jesuíta Barbosa e Eline Porto.



No dia 24 de janeiro de 2015, terminava a série Patrulha Salvadora (SBT).

Derivado da novela Carrossel, exibida com grande sucesso em 2012, o seriado resgatava personagens da trama como super-heróis; todos tinham como principal habilidade características marcantes de sua personalidade. No elenco, nomes como Jean Paulo Campos (Cirilo), Larissa Manoela (Maria Joaquina) e Maísa Silva (Valéria). Ganhou reexibição, posteriormente, de segunda-feira a sexta-feira.


Deixe sua opinião


Leia também