14 de janeiro na história da TV: em 2011, último capítulo de Passione


Confira os destaques do dia 14 de janeiro na história da televisão brasileira:

No dia 14 de janeiro de 1968, estreava o programa Alianças para o Sucesso (Record).

A competição trazia três casais respondendo perguntas e tentando adivinhar as respostas de seus parceiros.

No dia 14 de janeiro de 1972, estreava o teleteatro Comédia Especial (Globo).

Teleteatro mensal, com adaptações de peças baseadas em originais de autores como William Shakespeare e Molière. Passaram pelo programa diretores como Daniel Filho e Walter Avancini; Domingos Oliveira e Fábio Sabag redigiram alguns episódios. Participaram do 'Comédia' nomes como Arlete Salles, Ary Fontoura, Jardel Filho, Marco Nanini, Mário Lago, Paulo Gracindo, Paulo José e Marília Pêra (foto).



No dia 14 de janeiro de 1991, estreava a reapresentação de Top Model (1989) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Top Model voltou ao ar apenas oito meses e oito dias após seu término às 19h, em 5 de maio de 1990. É, até hoje, a reprise "mais recente" do 'Vale a Pena'. Boa parte dos seus 125 capítulos (no original, 197) foram antecedidos por minisséries, como Riacho Doce (1990) e O Pagador de Promessas (1988). Top Model ganhou uma segunda reprise no VIVA, entre dezembro de 2011 e setembro de 2012, na íntegra.

LEIA TAMBÉM: Vale a Pena Ver de Novo já exibiu minisséries; relembre títulos e bastidores



No dia 14 de janeiro de 2003, estreava o reality show Big Brother Brasil 3 (Globo).

O grande mérito desta temporada, vencida pelo secretário parlamentar Dhomini, foi revelar a apresentadora Sabrina Sato e a atriz Juliana Alves - esta, integrada à casa por meio de voto popular, após o início do confinamento. Ainda, a ex-Miss Brasil Joseane que, devido ao êxito, reavivou o interesse dos canais de TV pelos concursos de beleza. Foi a primeira edição a contar com a 'Prova do Anjo'.



No dia 14 de janeiro de 2005, terminava a temporada 2004 de Malhação (Globo).

A fase de maior audiência da história da novela, escrita por Ricardo Hofstetter e direção-geral de Mário Márcio Bandarra e Roberto Vaz. Em cena, o desajustado Gustavo (Guilherme Berenguer) - riquinho, líder da Vagabanda - que se descobre apaixonado por Letícia (Juliana Didone), de família humilde. Marjorie Estiano despontou para o estrelato como Natasha, vilã da temporada.



No dia 14 de janeiro de 2011, terminava a novela Passione (Globo).

Obra de Sílvio de Abreu, cujo enredo se desenvolvia entre o Brasil e a Itália. Era a busca da milionária Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) pelo filho desaparecido, Totó (Tony Ramos); e o desejo dos vilões Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes) de tomar a herança do produtor agrícola. Também no elenco Aracy Balabanian, Francisco Cuoco, Irene Ravache, Rodrigo Lombardi e Vera Holtz.



No dia 14 de janeiro de 2011, terminava a minissérie Amor em Quatro Atos (Globo).

Microssérie de quatro episódios, dirigida por Roberto Talma, coproduzida com RT Features e Academia de Filmes e inspirada em cinco canções de Chico Buarque - 'Construção', 'Ela Faz Cinema', 'Folhetim', 'Mil Perdões' e 'Vitrines'. Partia de três histórias de amor, contadas de forma isolada. No elenco, Marjorie Estiano, Malvino Salvador, Carolina Ferraz, Dalton Vigh, Alinne Moraes e Vladimir Brichta.



No dia 14 de janeiro de 2014, estreava o reality show Big Brother Brasil 14 (Globo).

Esta edição consagrou Vanessa como vencedora da quantia de R$ 1,5 milhão; o apresentador Pedro Bial, inclusive, anunciou o prêmio com 'Parabéns pra você', já que a final coincidiu com o aniversário da campeã. Durante o confinamento, Vanessa se relacionou como Clara, outra finalista. A atriz Tatá Werneck também foi confinada: o BBB estava inserido na trama de sua personagem, Valdirene, em Amor à Vida (2013).


Deixe sua opinião


Leia também