12 de janeiro na história da TV: em 1999, a estreia de Chiquinha Gonzaga


Confira os destaques do dia 12 de janeiro na história da televisão brasileira:

No dia 12 de janeiro de 1983, estreava a novela Sombras do Passado (SBT).

Baseada no original de Marissa Garrido, escrita por Tito di Miglio e dirigida por Waldemar de Moraes, Sombras do Passado trazia a trajetória de um pintor que, após sofrer um acidente, perdia a memória. Com Fausto Rocha Jr., Thais de Andrade e Suzy Camacho. O apresentador Luís Ricardo respondia pelo tema de abertura.



No dia 12 de janeiro de 1998, estreava a novela Corpo Dourado (Globo)...

Escrita por Antônio Calmon, esta produção das 19h trazia histórias de amor e mistério em uma cidade litorânea e outra interiorana. Selena (Cristiana Oliveira) era induzida a se casar com Arthurzinho (Marcos Winter), mas acabava mesmo envolvida por Chico (Humberto Martins), marido de sua meia-irmã Amanda (Maria Luiza Mendonça).



... E no dia 12 de janeiro de 2004, estreava a reapresentação de Corpo Dourado (1998) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Eis que exatos seis anos após a estreia, Corpo Dourado regressou ao vídeo, em Vale a Pena Ver de Novo. Foram 105 capítulos - frente a 191 do original - de muito sucesso! A novela foi escolhida para a faixa de supetão: a ideia era reexibir Estrela-Guia (2001), mas Sandy, estrela da novela, havia acabado de deixar a emissora.



No dia 12 de janeiro de 1999, estreava a minissérie Chiquinha Gonzaga (Globo).

Escrita por Lauro César Muniz, retratava a vida da compositora brasileira, na juventude (vivida por Gabriela Duarte) e na vida adulta (então a cargo de Regina Duarte). No elenco, Carlos Alberto Riccelli, Susana Vieira e Marcello Novaes. Nos créditos finais, uma estrela da música - como Milton Nascimento - cantava composições da maestrina.



No dia 12 de janeiro de 2007, terminava a temporada 2006 de Malhação (Globo).

Esta fase, atualmente em exibição no VIVA, era centrada no casal Manu (Luiza Valdetaro) e Cauã (Bernardo Mello Barreto). Os dois, apaixonados por skate, eram alvos dos malvadinhos Eduardo (Gabriel Wainer) e Priscila (Monique Alfradique). Izabel de Oliveira e Paula Amaral, autoras da próxima novela das 19h, assinaram o texto.



No dia 12 de janeiro de 2009, estreava a temporada 2009 de Malhação (Globo).

O grande mérito desta temporada foi lançar Bianca Bin, hoje protagonista de O Outro Lado do Paraíso. A atriz vivia Marina, uma moradora do Ceará, que descobre ter uma família, rica, no Rio de Janeiro. O contraste de culturas e os novos amigos e hábitos acabam por modificar a moça. Patrícia Moretzsohn respondia pelo enredo.



No dia 12 de janeiro de 2010, estreava o reality show Big Brother Brasil 10 (Globo).

Uma das edições de maior repercussão, trouxe a vitória de Marcelo Dourado, participante que faturou R$ 1,5 milhão em sua segunda participação no programa (ele já havia sido escalado na quarta temporada). Durante toda a competição, Dourado contou com um ferrenho opositor: o homossexual Dicesar, íntegro e batalhador.



No dia 12 de janeiro de 2015, estreava a segunda reapresentação de O Rei do Gado (1996) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Já reexibido em 1999, este clássico de Benedito Ruy Barbosa retornou à sessão em meio aos festejos de 50 anos da Globo. O sucesso surpreendeu a emissora, que esticou o folhetim o quanto pode: foram 150 capítulos, contra 209 do original (reprisados pelo VIVA em 2011) e 110 da primeira reapresentação.



No dia 12 de janeiro de 2016, estreava a minissérie Alemão - Os Dois Lados do Complexo (Globo).

A minissérie, derivada do filme lançado em 2014, dirigido por José Eduardo Belmonte, retratava o processo de ocupação do Morro do Alemão, por meio de cinco policiais que se infiltram em facções criminosas. No elenco, Antônio Fagundes, Caio Blat, Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Milhem Cortaz e Otávio Muller.


Deixe sua opinião


Leia também