Casamento polêmico, troca de atores e final sem explicação: os segredos de Lois & Clark

Notícias

por Paulo Almeida Prado 0 visualizações




1 - Originalmente chamado Lois & Clark: The New Adventures of Superman, o seriado estreou no dia 12 de setembro de 1993, na emissora norte-americana ABC. Foram 87 episódios ao longo de 4 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 14 de junho de 1997.



2 - No Brasil, a série foi exibida primeiramente na Globo, a partir de 1994, com o título As Aventuras do Superman. Na emissora, a série foi exibida até 1999, em diversos dias e horários, como as noites de terça, quarta e domingo, além das tardes de domingo.

3 - Depois, nos anos 2000, a produção teve passagens pelo SBT e por canais pagos como a o Warner Channel.



4 - A obra adaptava os quadrinhos da DC Comics, mostrando com mais detalhes o romance de Clark Kent (Dean Cain) e Lois Lane (Teri Hatcher). Vindo do planeta Krypton, o jornalista tinha Superman como sua identidade secreta.

5 - Assim, enquanto enfrentava grandes ameaças, o super-herói também lutava para que Lois não descobrisse seu segredo.

6 - Ao contrário de produções passadas para cinema e TV, o foco do seriado não estava em Superman, mas sim em Clark, mostrando detalhes de sua vida pessoal e seus relacionamentos, seja com a jornalista ou também com seus pais adotivos, Jonathan (Eddie Jones) e Martha Kent (K Callan).



7 - A série, ao contrário dos filmes protagonizados por Christopher Reeve, é baseada em uma nova abordagem do personagem, publicada em 1986 pelo escritor John Byrne. Nesta versão, Clark é a personalidade real do herói, com seu disfarce sendo Superman.

8 - O maior vilão dos quadrinhos também esteve presente na série: Lex Luthor, vivido por John Shea.

9 - Outros personagens importantes do universo do super-herói também estavam presentes, como Perry White (Lane Smith), editor do jornal Planeta Diário, e Jimmy Olsen (Michael Landes), assistente de jornalismo e melhor amigo de Clark.



10 - A mãe de Lois é interpretada por Phyllis Coates, atriz que foi a primeira Lois Lane, no seriado televisivo As Aventuras do Superman (exibido originalmente de 1952 a 1958).

11 - Embora tenha tido bastante destaque no primeiro ano da série, Tracy Scoggins, que vivia a colunista social Cat Grant, não teve seu contrato renovado para as próximas temporadas. Segundo a atriz, nenhuma explicação foi dada pela equipe de produção.

12 - Na segunda temporada, Michael Landes foi substituído por Justin Whalin no papel de Jimmy. Segundo informações de bastidores, Landes foi afastado por se parecer demais com Dean Cain, o que causaria confusão em uma parcela do público. Na trama, a diferença foi explicada como se Jimmy houvesse mudado de rosto com a passagem do tempo.



13 - Também no segundo ano da série, toda a equipe de roteiristas foi trocada. Assim, mais semelhanças com os quadrinhos foram inseridas, como a aparição de mais vilões clássicos.

14 - Por não ter chegado a um acordo com a equipe da obra em relação ao fato das gravações ocorrerem na Califórnia e o ator morar em Nova York, John Shea pediu para sair do elenco fixo. Assim, no final da primeira temporada, Lex supostamente morre, fazendo aparições esporádicas nos outros anos do seriado.

15 - A série inverteu uma tradição vista desde a criação de Superman, em 1938: desta vez, o super-herói tinha o cabelo liso, enquanto era Clark Kent quem ostentava o famoso cacho em forma de S.



16 - Mesmo voando regularmente no seriado, Dean Cain tem medo de voar e enfrenta viagens de avião com dificuldades.

17 - Embora tenha sido gravada na Califórnia, a série usava imagens dos edifícios de Chicago para simular o horizonte de Metrópolis.

18 - Entre 1996 e 1997, Lois & Clark era uma das duas séries no ar mostrando histórias do super-herói; a outra era Superman: A Série Animada.



19 - No Brasil, Clark era dublado pelo ator Alexandre Lippiani, que ganhou fama como o Padre Eurico da novela Xica da Silva (Manchete, 1996). Porém, em maio de 1997, o artista faleceu, vítima de um acidente de carro. Assim, o personagem foi assumido por Guilherme Briggs, que viria a se tornar o dublador oficial de Superman no Brasil até hoje.

20 - Batman é mencionado quatro vezes ao longo da série.

21 - Anos antes de ser escalada para a produção, Teri Hatcher participou de um episódio de Seinfeld (1989 a 1998). Em uma cena do capítulo, ela faz referência a obsessão do personagem Jerry com Superman.



22 - A terceira temporada da série foi a de maior audiência, atingindo 15 milhões de espectadores por episódio.

23 - Neste ano, finalmente Lois revela que descobriu a identidade secreta de Clark. Então, ela aceita o pedido de casamento. Assim, toda a temporada é focada nos preparativos do evento.

24 - Mas a ABC causou uma grande controvérsia, ao reveler que o casamento era falso, com o herói sendo enganado por um clone de Lois. Então, começava um arco de cinco episódios, mostrando que a jornalista havia sido sequestrada por Lex, substituída por uma cópia, enquanto Clark buscava encontrar sua amada.



25 - O casamento aconteceu de verdade no quarto e último ano da série, quando a trama do clone é resolvida e o casal finalmente pode se unir.

26 - Na mesma semana em que o episódio foi exibido na TV, a DC Comics publicou uma edição especial na qual Lois e Clark também se casavam, após décadas de espera.

27 - Originalmente, a publicação seria lançada anos antes, mas a editora esperou para que os personagens se casassem na televisão, podendo aproveitar o evento como ação de marketing. Assim, para ocupar o espaço causado pelo adiamento, a empresa lançou o arco no qual Superman morre (e depois ressuscita).



28 - Durante a quarta temporada, a ABC chegou a anunciar que a produção ganharia novos episódios. Mas, devido ao fato dos índices de audiência estarem caindo, a emissora mudou de ideia e cancelou a série. Assim, a quinta temporada nunca foi produzida.

29 - No último episódio do quarto ano, Lois e Clark encontram um bebê no velho berço do herói, junto com um bilhete que dizia que a criança pertencia a eles. Assim, o capítulo é encerrado, com este mistério ficando em aberto.

30 - Devido à mudança de ideia da emissora, a série acaba sem um final conclusivo, deixando os fãs sem saberem como acabaria a trama do bebê. De acordo com um produtor, a criança seria um alien vindo de Krypton, assim como Clark, que teria que protegê-lo de assassinos que o perseguiriam.

Veja também: Por onde anda o elenco de Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman?



Veja também: Polêmicas, drogas e suicídio: os segredos da série Barrados no Baile



Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis