17 de dezembro na história da TV: em 1993, terminava Radical Chic


Confira os destaques do dia 16 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 17 de dezembro de 1991, terminava o programa Dóris para Maiores (Globo).

Revista eletrônica que misturava elementos de jornalismo, ficção e humor. Era apresentada por Dóris Giesse, que vivia um androide sensual na novelinha Dorfe, assinada por Alexandre Machado, de Os Normais (2001); também a Coluna do Mês, que contou com as participações de Paulo Francis e Marcelo Tas. Serviu de laboratório para o Casseta & Planeta, Urgente!, estreia do ano seguinte. O grupo, aliás, respondia pela redação de Dóris para Maiores.



No dia 17 de dezembro de 1993, terminava o programa Radical Chic (Globo).

Apresentado por Maria Paula, o programa trazia Andréa Beltrão dando vida à personagem de quadrinhos criada por Miguel Paiva. Os questionamentos de Radical Chic eram debatidos no palco, onde Maria Paula comandava uma disputa entre meninos e meninas, valendo prêmios em dinheiro. Os temas, quase sempre, eram relacionados a namoro e sexo, o que gerou a vigilância constante da 1ª Vara de Menores do Rio de Janeiro e a opção por participantes com mais de 18 anos.



No dia 17 de dezembro de 1999, terminava a minissérie Luna Caliente (Globo).

Ramiro (Paulo Betti) violenta e, em seguida, asfixia a jovem Elisa (Ana Paula Tabalipa), filha de um amigo próximo. Acreditando ter sido descoberto por este, acaba o assassinando. Eis que a jovem assediada surge, em busca de informações do pai e disposta a se deitar com Ramiro outra vez. Baseada na obra de Mempo Giardinelli, Luna Caliente viu seus 3 capítulos convertidos posteriormente em telefilme e exibido em faixas como Super Cine. No elenco, Tonico Pereira, Fernanda Torres e Chico Diaz.



No dia 17 de dezembro de 2004, terminava a série Os Aspones (Globo).

Série de Alexandre Machado e Fernanda Young, ambientada numa repartição pública instalada nos arredores do Palácio do Planalto, em Brasília - a Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios (FMDC). A chegada de um novo chefe, Thales (Selton Mello), amedronta os funcionários ociosos. Mas não demora para que o rapaz se integre à morosidade local. No elenco, Andréa Beltrão (Leda Maria), Drica Moraes (Moira), Marisa Orth (Anete) e Pedro Paulo Rangel (Caio).


Deixe sua opinião


Leia também