O programa que foi cancelado e voltou com sucesso: 25 curiosidades sobre o Esporte Espetacular



1 - Esporte Espetacular é um programa esportivo da Rede Globo e está no ar desde 8 de dezembro de 1973.



2 - Completando 43 anos de existência, é um dos mais antigos programas ainda em exibição da televisão brasileira.

3 - Na época de seu lançamento, a ideia era abrir espaço para outras modalidades esportivas que não o futebol, que já predominava na cobertura esportiva.

4 - No início, o programa trazia conteúdo norte-americano, vindo do esportivo Wide World of Sports, exibido de 1961 a 1998 na rede norte-americana ABC.



5 - Assim, o programa exibia modalidades pouco praticadas no Brasil, como patinação no gelo, rodeio, demolição de carros, esqui e pólo.

6 - Mesmo não sendo muito populares, tais reportagens influenciaram os esportes brasileiros. Nos anos 90, o programa exibiu uma reportagem na qual afirmava que os rodeios nacionais foram influenciados pelas exibições de competições norte-americanas na década de 70.

7 - A primeira equipe do Esporte Espetacular reunia nomes consagrados no setor, como Luciano do Valle, Léo Batista e Juarez Soares.



8 - Ao contrário do que acontece atualmente, com o tom do programa sendo informal, no início a linha adotada era formal, com os jornalistas usando terno e gravata.

9 - Nesta primeira fase, a atração sofreu com mudanças no horário de exibição e pouco destaque na grade global, além da falta de identidade, uma vez que boa parte do conteúdo trazia modalidades pouco conhecidas no país.

10 - Em 1976, após assistir uma edição na qual o principal destaque era um torneio de corte de árvores nos Estados Unidos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (na época, vice-presidente de operações da TV Globo), resolveu mudar a linha editorial. Assim, o programa deixou de lado os esportes inusitados e passou a cobrir categorias mais identificadas com o público brasileiro, como atletismo, basquete e vôlei.



11 - Naquele ano, o esportivo passou a ser exibido nas tardes de domingo, no lugar do Programa Silvio Santos, que havia saído da grade global com o afastamento de Silvio da emissora.

12 - No ano seguinte, 1977, uma grande mudança: com o programa sendo deslocado para as manhãs de domingo, o tom editorial mudou radicalmente, com as reportagens e a apresentação ficando mais leves e divertidas.

13 - Em 1980, Fernando Vannucci, que já narrava alguns eventos na atração, passou a dividir o comando do programa com Léo Batista.



14 - Um ano mais tarde, o programa foi deslocado para as tardes de sábado e começou a exibir eventos ao vivo, como campeonatos de vôlei, natação, windsurfe e também as eliminatórias da Copa do Mundo de 1982.

15 - Mesmo com todas as novidades, o Esporte Espetacular foi cancelado em 30 de abril de 1983, saindo do ar por quatro anos.

16 - Uma nova versão do programa surgiria em 22 de março de 1987. Exibido nas noites de domingo, trazia mais destaque para os esportes nacionais e também para modalidades radicais, que estavam na moda naquela época.



17 - Seguindo com o comando de Fernando Vanucci e Léo Batista, o programa se tornou cada vez mais leve e passou a exibir eventos patrocinados, nos quais competições esportivas eram patrocinadas por marcas, uma novidade naquele período.

18 - Nesta fase, novos nomes também participaram da apresentação, como Sérgio Ewerton e Isabela Scalabrini, a primeira mulher a apresentar um programa esportivo na Globo.



19 - Em 1991, a atração passou a ser exibida aos sábados à tarde, ganhando mais tempo no ar e reportagens mais profundas. Nesta fase, o esportivo passou a ser apresentado por Fernando Vanucci e Mylena Ciribelli.

20 - Cinco anos depois, em 1996, a dupla passou a dividir o comando do programa com outro casal: Glenda Kozlowski e Clayton Conservani. Léo Batista também seguia na equipe, fazendo participações eventuais.



21 - Em outubro daquele ano, o Esporte Espetacular ganhou o horário no qual está até hoje: as manhãs de domingo. Outra mudança desta fase foi o foco maior na vida dos atletas e não só no resultado das competições.

22 - A partir de 2001, Tino Marcos e Glenda Kozlowski passaram a comandar o programa. Eles ficaram no posto até 2005, quando o repórter Luís Ernesto Lacombe assumiu o posto, acompanhado por Cristiane Dias no ano seguinte.



23 - Em 2011, Glenda voltou ao programa e, no ano seguinte, passou a dividir a apresentação com o ex-jogador de vôlei Tande. Em 2013, Ivan Moré substituiu o atleta, sendo trocado por Alex Escobar em 2015.

24 - A última mudança ocorreu em setembro de 2016, quando Fernanda Gentil e o ex-judoca Flávio Canto assumiram o programa.



25 - Desde o começo, com apenas algumas interrupções, o tema de abertura do esportivo é a música Dr. Jeckle and Hyde Park, gravada pela orquestra britânica Carnaby Street Pop Orchestra And Choir em seu único LP, lançado no ano de 1969.

Veja também: 14 coisas que só quem assistia futebol na TV nos anos 90 vai se lembrar



Veja também: 20 coisas que só quem assiste NFL na ESPN vai entender



Veja também: 6 diferentes fases da carreira de Galvão Bueno




commentDeixe sua opinião
menu