O programa que prendeu centenas de criminosos: relembre as duas versões do Linha Direta



1 - Linha Direta foi um programa jornalístico, focado em assuntos policiais, exibido pela Globo em duas fases.

2 - Originalmente, a atração foi ao ar entre 29 de março e 24 de junho de 1990.

3 - A primeira versão tinha apresentação do jornalista Hélio Costa, criador do formato e era exibida às 22h30, após atrações como TV Pirata e Chico Anysio Show.



4 - O programa reconstituia crimes reais, buscando solução para mistérios ainda não resolvidos. Com a exibição de fotos e dados sobre os suspeitos, o jornalístico incentivava os telespectadores a fornecer informações sobre tais foragidos.

5 - A inspiração vinha de programas norte-americanos, como Yesterday, Today & Tomorrow (NBC, 1989 a 1990) e Unsolved Mysteries (NBC, 1987 a 1997 e CBS, 1997 a 1999).

6 - Apesar de se focar em crimes, a primeira fase já abriu espaço para alguns casos que misturavam histórias sobrenaturais e mistérios, como o suposto caso de abdução alienígena A Máscara de Chumbo.



7 - Mesmo tendo ficado no ar por poucos meses, o programa conseguiu localizar diversos acusados de crimes.

8 - Oito anos mais tarde, em 1998, a Globo começou a estudar a volta do formato. Naquele ano, Marcelo Rezende entrevistou o serial killer Francisco de Assis Pereira, conhecido como Maníaco do Parque, como piloto do programa.

9 - A entrevista foi exibida no Fantástico e ganhou imensa repercussão, devido ao tom pesado da conversa.

10 - No total, foram sete meses de preparação para a estreia do revival.

11 - Então, no dia 27 de maio de 1999, a emissora estreou a nova versão do Linha Direta, às quintas-feiras na faixa das 22h, no lugar do humorístico Zorra Total (que migraria para os sábados).



12 - Na ocasião, Rezende deu declarações na imprensa, afirmando que não cometeria erros vistos na entrevista com o Maníaco do Parque, se referindo às críticas que havia recebido no ano anterior.

13 - O primeiro programa reconstituiu as mortes misteriosas de Paulo César Farias e Suzana Marcolino, atraindo grande atenção da mídia.

14 - Em cada programa, eram mostrados dois casos que pernameciam sem solução, convidando os espectadores a contribuirem com informações sobre os criminosos responsáveis por estes, através de linhas de telefone.



15 - A Globo disponibilizava uma central telefônica específica para atender os espectadores do programa, funcionando 24 horas por dia, sem interrupções.

16 - Um grande atrativo da produção era o uso de reconstituições para simular o crime, mostrando detalhes do que havia acontecido.

17 - Ao todo, cerca de 150 profissionais eram necessários para a realização da atração.

18 - Em agosto de 2000, Marcelo Rezende deixou a apresentação do jornalístico, sendo substituído por Domingos Meirelles.



19 - A partir daquele ano, a Globo passou a disponibilizar também um site para acolher as denúncias.

20 - Ao longo dos anos, diversos criminosos se entregaram à Justiça assim que souberam que seriam mostrados no programa, mesmo antes de suas edições irem ao ar, tentando evitar que seus crimes fossem exibidos em rede nacional.

21 - Ampliando o escopo de pautas, mensalmente uma edição tinha tom diferente. A primeira variação era o Linha Direta - Justiça, reconstituindo crimes e tragédias históricas, como o os casos Doca Street, Chico Picadinho e Bandido da Luz Vermelha.



22 - A outra edição especial exibida uma vez por mês era o Linha Direta - Mistério, trazendo casos sobrenaturais como A Maldição do Edifício Joelma, Experiência de quase-morte e Operação Prato.

23 - Durante os anos de exibição, a Rede Globo recebeu diversas condecorações por colaborar no combate ao crime, como a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).



24 - A segunda versão do Linha Direta teve seu último episódio exibido em 6 de dezembro de 2007.

25 - No total, mais de 380 criminosos procurados pela Justiça por crimes como assassinato, estupro e sequestro foram encontrados.

16 - Desde então, a volta do programa foi especulada na imprensa em diversas ocasiões diferentes, mas nunca ocorreu.

Veja também: Relembre os 10 apresentadores mais polêmicos da TV brasileira



Veja também: 20 curiosidades sobre Ratinho Livre, o programa mais polêmico dos anos 90



Veja também: 15 curiosidades sobre Leão Livre, o programa que a Record criou pra substituir Ratinho







commentDeixe sua opinião
menu