8 de dezembro na história da TV: em 1973, estreava o Esporte Espetacular





Confira abaixo o resumo dos principais fatos que aconteceram na história da televisão no dia 8 de dezembro.

No dia 8 de dezembro de 1967, há 49 anos, terminava a novela A Moça do Sobrado Grande (Band). Esta foi a primeira telenovela exibida pela Band, que comprou a produção da TV Jornal, emissora de Pernambuco.

No dia 8 de dezembro de 1969, há 47 anos, estreava a novela João Juca Jr. (Tupi). Escrita por Sylvan Paezzo, tinha em seu elenco nomes como Plínio Marcos, Joana Fomm e Débora Duarte.

No dia 8 de dezembro de 1973, há 43 anos, estreava o programa esportivo Esporte Espetacular (Globo). Um dos programas mais antigos da televisão brasileira a seguir no ar, teve duas fases. A inicial se encerrou em 1983 e a atual, que dura até agora, foi iniciada em 1987. Em sua apresentação, passaram nomes como Luciano do Valle, Fernando Vanucci, Léo Batista, Mylena Ciribelli, Tino Marcos e Glenda Kozlowski. Já foi apresentado nas noites de domingo, após o Fantástico, tardes de sábado, antes das transmissões do futebol, e manhãs de domingo, onde segue até hoje.



No dia 8 de dezembro de 1988, há 28 anos, terminava a série Armação Ilimitada (Globo). A série trazia Kadu Moliterno e André de Biase na pele de Juba e Lula, jovens que se envolviam em diversas aventuras na cidade do Rio de Janeiro. Com sua linguavem visual e edição inovadora, marcou época nos anos 80.



No dia 8 de dezembro de 1992, há 24 anos, terminava o humorístico TV Pirata (Globo). O programa inovou e se tornou um clássico ao tirar sarro da TV e ridicularizar a programação brasileira. Em seu elenco, nomes como Guilherme Karan, Luís Fernando Guimarães, Diogo Vilela, Débora Bloch, Regina Casé, Cláudia Raia, Marco Nanini e Pedro Paulo Rangel.



No dia 8 de dezembro de 1995, há 21 anos, terminava o programa Melhor de Todos (Band). O game show era dirigido e apresentado por Daniel Filho, consagrado como diretor de novelas na Globo. Com pouco mais de um ano de exibição, o programa testava participantes em uma competição de conhecimentos gerais.

No dia 8 de dezembro de 2003, há 13 anos, estreava a série Contos da Meia-Noite (Cultura). O programa trazia montagens de contos, sempre inspirados em obras de autores consagrados da literatura nacional.

No dia 8 de dezembro de 2008, há 8 anos, estreava a novela Revelação (SBT). Ambientada na fictícia cidade paulista de Tirânia, a trama contava a história de Lucas (Sérgio Abreu) e Vitória (Tainá Müller), jovens que lutavam para ficarem juntos. Se destacou por ser a primeira novela escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, que depois seria responsável por diversas tramas infantis na emissora.



No dia 8 de dezembro de 2009, há 7 anos, estreava a minissérie Cinquentinha (Globo). A série mostrava o cotidiano e as dificuldades de mulheres na meia idade, contando com nomes como Susana Vieira, Marília Gabriela e Betty Lago como protagonistas. Em 2011, a personagem de Susana, Lara Romero, ganhou seu spin-off, Lara com Z.



No dia 8 de dezembro de 2013, há 3 anos, estreava o humorístico Divertics (Globo). Programa que trazia diversas esquetes de humor, ficou no ar por poucos meses e trazia em seu elenco nomes como Luiz Fernando Guimarães, Maria Clara Gueiros e Leandro Hassum.



No dia 8 de dezembro de 2015, há 1 ano, terminava o reality show A Fazenda 8 (Record). Primeira temporada com o comando de Roberto Justus, que substituiu Britto Júnior, o reality tinha participantes como Mara Maravilha, Ovelha, Thiago Servo, Amaral, Rayanne Morais e Ana Paula Minerato. A competição foi vencida pelo ator Douglas Sampaio.



Colaboraram Daniel Smith e Paulo Almeida Prado

Veja também: O programa que foi cancelado e voltou com sucesso: 25 curiosidades sobre o Esporte Espetacular







commentDeixe sua opinião
menu