4 de dezembro na história da TV: em 2009, terminava Ó Paí, Ó



Confira os destaques do dia 4 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 4 de dezembro de 1981, terminava a primeira versão do humorístico Chico Total (Globo).

Após o fim do Chico City (1973), Chico Anysio estrelou o Chico Total, com exibição mensal. Esquetes e números musicais compunham a atração, que contava com um bloco dedicado à história de vida de apenas um personagem. Em 1982, o humorista estreou o programa Chico Anysio Show, que ficou no ar até 1990. Em 1996, foi produzida uma nova versão do Chico Total, com exibição semanal, aos sábados.



No dia 4 de dezembro de 1983, estreava o programa esportivo Show do Esporte (Band).

O programa que revolucionou a transmissão dos esportes na televisão brasileira e transformou a Band no canal do esporte. No auge, eram nada menos que 10 horas de exibição aos domingos. A atração foi criada por Luciano do Valle; também passaram pelo palco Álvaro José, Elia Júnior, Fernando Vannucci, José Luiz Datena, Osmar de Oliveira e Silvio Luiz. Após algumas reformulações, saiu do ar em abril de 2004.



No dia 4 de dezembro de 1998, terminava a novela Serras Azuis (Band).

Trama de Ana Maria Moretzsohn, baseada no romance de Geraldo França de Lima e com direção de Nilton Travesso, que reativou o departamento de teledramaturgia da Band - vale ressaltar que produções como A Idade da Loba (1995) e Perdidos de Amor (1996) eram independentes. No elenco, Petrônio Gontijo, Adriana Londoño, Joana Fomm, Leonardo Villar, Ítalo Rossi, Ana Lúcia Torre, entre outros.



No dia 4 de dezembro de 1999, terminava a série A Guerra dos Pintos (Band).

Parceria da Band com a Sony Entertainment Television, inspirada na consagrada série Married With Children (1987). Os roteiros de Marcos Bernstein - hoje autor da Globo - retratavam o cotidiano da família de Zé Pinto (Henrique Stroeter), a esposa Neide (Ester Lacava) e os filhos Kelly Cristina (Roberta Porto) e Joca (Ricardo Gadelha). Devido ao insucesso, dos 52 episódios gravados, apenas 22 foram exibidos.



No dia 4 de dezembro de 1999, terminava a série Santo de Casa... (Band).

Também uma produção conjunta com a Sony Entertainment Television, baseada em Who's The Boss. Mesmo caso de A Guerra dos Pintos: sucesso no exterior; insucesso no Brasil, com cerca de 30 dos 52 episódios gravados engavetados. Em cena, Kiko (Daniel Boaventura), ex-jogador de futebol que se emprega como doméstico na casa da workaholic Laura (Regina Remencius), filha de Gigi (Ana Lúcia Torre).



No dia 4 de dezembro de 2004, terminava a novela Seus Olhos (SBT).

Trama adaptada de texto mexicano estrelada por Carla Regina, Petrônio Gontijo, Juan Alba, Thierry Figueira e Françoise Forton, entre outros. O melhor deste folhetim, que marcou a retomada das adaptações do SBT após um hiato de meses, foi a ambientação nos anos 80 e 90, na primeira e segunda fase. Também a abordagem da exploração do trabalho infantil, através da assistente social Norma (Bete Coelho).



No dia 4 de dezembro de 2008, terminava a série Casos e Acasos (Globo).

Lançado como especial de fim de ano em 2007, Casos e Acasos unia, a cada episódio, três histórias aparentemente sem relação que acabavam convergindo para um mesmo ponto no final. Apesar da boa premissa, o programa não empolgou, com audiência rateando a cada quinta-feira. Texto de Daniel Adjafre e Marcius Melhem, com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann.



No dia 4 de dezembro de 2009, terminava a série Ó Paí, Ó (Globo).

A séria, baseada no longa-metragem homônimo de Monique Gardenberg, chegava ao fim após a segunda temporada. O enredo partia de Roque (Lázaro Ramos), um aspirante a cantor que vivia pelas ruas do Pelourinho, sempre sob os olhares condenatórios de Dona Joana (Luciana Souza), religiosa fervorosa. Destaque para Matheus Nachtergaele como Queixão e Tânia Toko como Neusão da Rocha.

Leia também: 3 de dezembro na história da TV: em 2001, a estreia do Brasil Urgente

Leia também: 2 de dezembro na história da TV: em 2001, estreava o Terceiro Tempo




commentDeixe sua opinião
menu