Chuck Norris, drogas e morte prematura: os segredos da série That '70s Show


1 - O seriado estreou no dia 23 de agosto de 1998, na emissora norte-americana FOX. Foram 200 episódios ao longo de 8 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 18 de maio de 2006.



2 - Na TV brasileira, a série foi exibida pela Band nos anos 2000, com o título De Volta aos Anos 70. A produção também foi transmitida pelos canais pagos Sony e PlayTV.

3 - O título faz referência à ambientação da produção, que se passa entre os anos de 1976 e 1979.



4 - A trama é focada na vida do jovem Eric Forman (Topher Grace), jovem que se vê apaixonado por sua vizinha, Donna Pinciotti (Laura Prepon).

5 - Convivendo com os dois, estão o ríspido Steven Hyde (Danny Masterson), o intercambista Fez (Wilmer Valderrama), o bobalhão Michael Kelso (Ashton Kutcher) e sua namorada Jackie Burkhardt (Mila Kunis).

6 - A família de Eric também tem destaque na trama, com aparições frequentes de seu rígido paí Red (Kurtwood Smith), sua animada mãe Kitty (Debra Jo Rupp) e sua estressada irmã Laurie (vivida por Lisa Robin Kelly até a 5º temporada e por Christina Moore no 6º ano da série).



7 - A princípio, a série se chamaria Teenage Wasteland, algo como Desolação Juvenil. Depois, o nome seria The Kids Are Alright, ou As Crianças Estão Bem. Como os dois títulos vinham de músicas do The Who, a produção não conseguiu os direitos de uso de tais nomes. Assim, surgiu o nome definitivo.

8 - A obra se passa na fictícia cidade de Point Place, localizada no estado norte-americano de Wisconsin.

9 - Protagonista da série, Topher Grace foi descoberto em uma peça escolar por Bonnie e Terry Turner, criadores da série, cuja filha estudava na mesma escola do futuro ator.



10 - Mila Kunis tinha apenas 14 anos quando fez o teste para o elenco da série, que exigia apenas maiores de 18 anos. Na ocasião, a atriz falou para os produtores que faria 18 anos no dia de seu aniversário, mas não revelou que isso só aconteceria anos depois. Então, ela foi aprovada e acabou sendo contratada mesmo após descobrirem sua verdadeira idade.

11 - Embora tenham sido produzidas oito temporadas, a trama se passa em apenas quatro anos, indo de 1976 a 1979. O ano em que se passa cada episódio é indicado na placa de carro presente ao final da abertura.

12 - No quinto episódio da primeira temporada, é revelado que Donna tem uma irmã, Tina Pinciotti (Amanda Fuller). Mas, após este capítulo, a personagem foi apagada da série e nunca mais mencionada.



13 - O nome do personagem de Wilmer Valderrama, Fez, é uma referência à sigla FES (Foreign Exchange Student, ou Estudante intercambista estrangeiro).

14 - Apesar dos trejeitos latinos, a nacionalidade de Fez nunca é revelada.

15 - Em Portugal, a obra ganhou um título inusitado, sendo chamada de Que Loucura de Família.



16 - Durante os capítulos, cenas são intercaladas com transições, onde símbolos da cultura pop e da política nos anos 70 são mostrados.

17 - Em vários momentos da série, os personagens aparecem "sonhando acordados". Estes momentos sempre fazem referência a sucessos da época, como Star Wars, Rocky e Grease.

18 - Na sexta temporada, Lisa Robin Kelly, que vivia Laurie, a irmã de Eric, foi afastada do elenco por problemas pessoais. Então, a personagem foi vivida por Christina Moore naquele ano, sumindo da trama nas duas temporadas finais. Lisa faleceu em 2013, aos 43 anos, enquanto lutava contra o alcoolismo.



19 - Com 200 episódios, a série se tornou a quarta mais longa já exibida pela FOX, ficando atrás de Os Simpsons (618 episódios até agora), Married... with Children - Um Amor de Família (262 episódios) e O Rei do Pedaço (255 episódios).

20 - That '70s Show foi a única série lançada em 1998 pela Fox a ser renovada e ganhar novas temporadas. Todas as outras, como Costello, Living in Captivity e Brimstone, foram encerradas na primeira temporada.

21 - A primeira escolha para viver Red Forman, o pai de Eric, era Chuck Norris. Mas o ator ainda estava protagonizando a série Walker, Texas Ranger e foi substituído por Kurtwood Smith.



22 - A partir da quinta temporada, todos os episódios tiveram como título o nome de uma música de bandas de rock dos anos 70: Led Zeppelin, The Who, Rolling Stones e Queen.

23 - Mila Kunis deu seu primeiro beijo na vida em cena, aos 14 anos, com seu par Ashton Kutcher. Em 2015, 11 anos após o final da série, os atores se casaram.

24 - Os personagens sempre aparecem em um círculo, onde compartilham algo não mostrado. Apesar de ficar claro que eles estão fumando maconha, isto não fica explícito.



25 - Em 2002, a Fox lançou um spin-off da série: That '80s Show, obra que compartilhava grande parte da equipe de produção e criação de That '70s Show, mas sendo focada na vida de jovens nos anos 80.

26 - Não compartilhando tramas ou personagens com o seriado original, a produção não fez o sucesso esperado e foi tida como um fracasso de audiência.

27 - Então, após 13 episódios, That '80s Show foi cancelado.



28 - Ao longo das oito temporadas, dezenas de sucessos da época servem como trilha sonora da série, como músicas das bandas ABBA, Deep Purple e The Clash, além de cantores como Elton John, Gloria Gaynor e Elvis Costello.

29 - Debra Jo Rupp usou o mesmo figurino em sua primeira cena (no primeiro episódio) e também em sua última cena (no capítulo final).

30 - Alguns personagens aparecem em todos os 200 episódios: Jackie, Hyde, Donna, Fez, Kitty e Red.

Veja também: Por onde anda o elenco de That '70s Show



Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis



Veja também: Polêmicas, drogas e suicídio: os segredos da série Barrados no Baile


Deixe sua opinião


Leia também