27 de novembro na história da TV: em 2012, estreava Luciana by Night


Confira os destaques do dia 27 de novembro na história da televisão brasileira:

No dia 27 de novembro de 1965, terminava a novela Fatalidade (Tupi).

Estrelas da clássica série Alô Doçura (1953), Eva Wilma e John Herbert migraram para as novelas com esta produção escrita por Oduvaldo Vianna, inspirada numa radionovela também de sua autoria. Fatalidade inaugurou um novo horário de folhetins na Tupi, o das 19h30, "batendo de frente" com a já consolidada faixa de teledramaturgia da Excelsior. A trama, ambientada na década de 1930, não fez sucesso; e o horário acabou extinto após a substituta, Ana Maria, Meu Amor (1965).



No dia 27 de novembro de 1972, estreava a novela A Patota (Globo).

A dramaturga Maria Clara Machado, incentivada pelo diretor Reynaldo Boury, desenvolveu esta produção exibida às 18h - numa época em que a faixa não era exclusivamente dedicada às novelas. Em foco, a professora Neli (Débora Duarte) e seu namorado Jorge (Mário Gomes), que buscavam realizar o sonho das crianças de uma pacata vila de conhecer a África. Entre os pequenos, Rosana Garcia (Juliana), a primeira Narizinho da "versão global" do Sítio do Picapau Amarelo (1977).



No dia 27 de novembro de 1976, terminava a novela Os Apóstolos de Judas (Tupi).

Geraldo Vietri escreveu e dirigiu este folhetim, centrado no feirante grosseirão Judas (Jonas Mello, que trabalhou na função, na "vida real", quando jovem). Ele ganha uma bolada após a morte de Tomé (Sadi Cabral), mendigo que acolheu em sua casa. O dinheiro desperta o interesse de Marina (Márcia Maria), a vizinha arrivista que planejava se casar com o filho do patrão. Mas Judas, embora tenha sido ludibriado pela vilã por um bom tempo, acaba se entregando mesmo a Berenice (Berta Zemel).



No dia 27 de novembro de 1981, terminava a série O Resto é Silêncio (Cultura).

Mário Prata desenvolveu esta adaptação da obra de Érico Veríssimo em dois tempos: a "história real" da morte de Joana (Carmem Monegal), ao cair do décimo andar de um edifício em São Paulo, dominou os primeiros capítulos; do meio para o fim da narrativa, destaque para a novela que Tônio Santiago (Fernando Peixoto) escreve, baseado no ocorrido. O Resto é Silêncio fez parte da série Tele Romance, exibida diariamente às 21h, sempre apresentando adaptações de obras literárias.

No dia 26 de novembro de 1982, terminava a novela Elas por Elas (Globo).

A trama das 19h, escrita por Cassiano Gabus Mendes, partia do reencontro de sete amigas dos tempos de colégio. Acontecimentos do passado, como a morte do irmão de Natália (Joana Fomm) e a troca dos bebês de Adriana (Esther Góes) e Helena (Aracy Balabanian), e coincidências do presente - Wanda (Sandra Bréa) mantinha um caso amoroso com o marido de Márcia (Eva Wilma) - norteiam o folhetim, marcado pelo sucesso do atrapalhado detetive Mário Fofoca, brilhante criação de Luís Gustavo.



No dia 27 de novembro de 2005, terminava o programa Todos Contra Um (SBT).

Game-show apresentado por Silvio Santos, em duas temporadas (de abril de 2002 a agosto de 2004; de outubro a novembro de 2005). A brincadeira, feita com 60 clientes do Baú da Felicidade, consistia num jogo de perguntas e respostas; os dez participantes com mais acertos em menos tempo passavam para a próxima fase. Na última etapa, o participante com mais pontos competia com os 59 eliminados: se fizesse 200 pontos, levava R$ 300 mil; caso contrário, a bolada era dividida.



No dia 27 de novembro de 2012, estreava o programa Luciana by Night (RedeTV!).

Inspirada por Chelsea Handler, Ellen DeGeneres e Jimmy Fallon - comandantes de programas de entrevistas na TV americana - Luciana Gimenez lançou esta atração, hoje exibida às 22h45, todas as terças-feiras. Todo voltado para o bate-papo com o convidado do dia, e contando com intervenções bem-humoradas de Diogo Portugal, o 'by Night' já recebeu nomes como Ana Hickmann e Marcos Mion (Record); recentemente, o autor Aguinaldo Silva (Globo) também esteve por lá.


Deixe sua opinião


Leia também