23 de novembro na história da TV: em 2015, último capítulo de Os Dez Mandamentos



Confira os destaques do dia 23 de novembro na história da televisão brasileira:

No dia 23 de novembro de 1985, terminava a segunda versão da novela Antônio Maria (Manchete).

A Manchete se unia à RTP - Rádio e Televisão Portuguesa - para produzir a primeira novela de sua história. Geraldo Vietri respondeu por texto e direção, tal e qual acontecera na Tupi, em 1968, onde e quando a versão original de Antônio Maria foi exibida. O personagem que fora de Sérgio Cardoso agora estava a cargo de Sinde Felipe, português de fato: o imigrante Antônio Maria, que vem tentar a sorte no Brasil - fugindo da obsessão de Amália (Eugênia Melo e Castro) - e acaba se envolvendo com as irmãs Dias Leme, Heloísa (Elaine Cristina) e Marina (Adriana Figueiredo).



No dia 23 de novembro de 2002, terminava o programa Sabadão (SBT).

Musical apresentado por Gugu Liberato nas noites de sábado. Em sua estreia, no início da década de 1990, era voltado para o sertanejo, ritmo em voga no momento - tendo "sertanejo", inclusive, no título. Em 1997, abandonou de vez suas raízes, adotando apenas o Sabadão; canções de outros estilos, contudo, já eram executadas anteriormente. Nesta última fase, o programa apostou forte na sensualidade, com as assistentes de palco ora de camisa branca molhada, ora em closes ginecológicos. Em 2015, Celso Portiolli reaproveitou o título, numa nova atração de formato similar.



No dia 23 de novembro de 2015, terminava a novela Os Dez Mandamentos (Record).

Após anos apostando em minisséries bíblicas, a Record estendeu tal filão a suas novelas. Do nascimento às pragas do Egito; da abertura do Mar Vermelho aos mandamentos de Deus revelados no Monte Sinai: com a trajetória de Moisés (Guilherme Winter), a emissora roubou público da Globo, chegando a abrir oito pontos de vantagem sobre a concorrente, no capítulo de 10 de novembro de 2015, quando o mar enfim se abriu. O folhetim, bem-sucedido também no mercado internacional, ganhou uma "segunda temporada", exibida entre abril e julho de 2016.

Leia também: 22 de novembro na história da TV: em 1988, estreava Abolição

Leia também: 21 de novembro na história da TV: em 2006, estreava Vidas Opostas




commentDeixe sua opinião
menu