Brigas, indicação ao Oscar e Xuxa: os segredos da série Gilmore Girls



1 - Traduzido no Brasil como Tal Mãe, Tal Filha, o seriado Gilmore Girls estreou no dia 5 de outubro de 2000, na extinta emissora norte-americana The WB. Foram 153 episódios ao longo de 7 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 20 de maio de 2007.



2 - Na TV brasileira, a obra foi exibida pelo SBT ao longo de vários anos, tendo estreado em 2003. As exibições variaram entre as tardes de sábado e as madrugadas durante a semana. A produção também foi transmitida pelos canais pagos Warner e Boomerang.

3 - O título faz referência ao sobrenome das protagonistas Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel).



4 - A produção contra a história de Lorelai, uma mulher de 32 anos, que engravidou na adolescência e é mãe da jovem Rory, que tem 16 anos. Enquanto a mãe ainda tem uma postura similar à de adolescentes, a filha é bastante responsável.

5 - Então, quando a estudiosa Rory é aprovada em uma escola de alto nível, Lorelai é obrigada a se reaproximar de seus pais, Richard Gilmore (Edward Herrmann) e Emily Gilmore (Kelly Bishop), milionários que podem bancar os estudos da jovem.



6 - Ao longo da série, Lorelai mantém uma relação de amizade e namoro com Luke (Scott Patterson), dono do café onde mãe e filha passam boa parte de seu tempo livre.

7 - Inicialmente, a cafeteria seria comandada por uma mulher. Mas isso foi alterado, para que a série ganhasse mais um personagem masculino.



8 - Na primeira temporada, existem muitas cenas nas quais Lorelai abraça Rory. Isso também servia para que a experiente Lauren Graham ajudasse a novata Alexis Bledel, a direcionando para o ângulo correto de câmera. Cada episódio era filmado, em média, ao longo de 8 dias.

9 - Gilmore Girls chamou a atenção por trazer muitas referências à cultura pop, incluindo inumeráveis citações a livros, filmes e músicas. Este estilo, incomum em produções voltadas para o público adolescente, também pode ser visto em outras séries produzidas pelo canal The WB na mesma época, como Dawson's Creek e Felicity.

10 - Uma destas referências despertou curiosidade nos brasileiros. No segundo episódio da segunda temporada, intitulado Hammers and Veils, Lorelai se pergunta sobre qual teria sido o destino de Xuxa. Isso acontece porque, nos anos 90, a apresentadora teve um programa infantil exibido em diversas emissoras dos EUA, através do sistema de Syndication.



11 - Apesar de fictícia, Stars Hollow é baseada em uma cidade real: Washington Depot, Connecticut, cidadezinha que já foi visitada por Amy Sherman-Palladino, criadora da série.

12 - O cenário que representa a cidade é, na verdade, um set construído nos estúdios da Warner Bros., em Burbank, Califórnia. A cidade cenográfica pode ser vista em inúmeras outras produções do mesmo estúdio, como Lois e Clark: As novas aventuras do Superman, Seinfeld, Supernatural, Ghost Whisperer e Pretty Little Liars.



13 - Normalmente, seriados de uma hora tem, em média, 60 páginas de roteiro para cada episódio. Como Gilmore Girls trazia muitos diálogos, a média saltava para 80 páginas por capítulo. Por conta disso, os atores do elenco não tinham permissão para improvisar nenhuma palavra em suas cenas, tendo que seguir os roteiros à risca.

14 - Apesar de seus personagens serem próximos, Lauren Graham (Lorelai) e Soctt Patterson (Luke) não se davam bem. Ambos praticamente não se falavam, a não ser durante as cenas. Lauren também não era uma grande amiga de Alexis Bledel (Rory), apesar de não haver tamanha distância neste caso.



15 - Melhor amiga de Lorelai, a cozinheira Sookie era interpretada por Melissa McCarthy, em seu primeiro papel fixo. Anos mais tarde, em 2012, a artista foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Missão Madrinha de Casamento.

16 - Apesar de sua personagem ter 16 anos, a atriz Keiko Agena, que vivia Lane, a amiga de Rory, tinha 27 anos quando a série estreou.



17 - Durante a 3ª temporada, os produtores planejaram lançar um spin-off, baseado na vida de Jess (Milo Ventimiglia), namorado de Rory. O novo seriado se chamaria The Windward Circle, mas não chegou a ser produzido.

18 - Milo deveria ter feito apenas uma pequena participação como Jess, que era sobrinho de Luke. Mas acabou agradando os produtores e recebendo um contrato para seis temporadas. Porém, o ator recusou e ficou apenas dois anos no elenco. Seguindo a trama, Alexis Bledel e Milo Ventimiglia namoraram por três anos na vida real.

19 - Michel (Yanic Truesdale), empregado de Lorelai no hotel, é francês, chamando a atenção por suas alfinetadas recorrentes. Mas, na televisão da França, o personagem foi dublado como se fosse italiano, uma vez que características francesas não seriam vistas como excêntricas por aquele público.



20 - Rory e Lorelai são as únicas personagens que aparecem em todos os 153 episódios da série.

21 - Apesar de Rory beber muito café, sua intérprete não gosta da bebida. Então, quando a personagem consumia café, Alexis Bledel tomava, na verdade, refrigerante.

22 - Liza Weil, intérprete da mimada Paris, colega de escola de Rory, ganhou a personagem após ser rejeitada em um teste para viver a filha de Lorelai.



23 - A personagem Lane foi baseada em uma pessoa real, Hellen Pai, amiga de infância de Amy Sherman-Palladino.

24 - Em 2006, o canal The WB foi extinto. Em uma fusão com a rede UPN, a emissora passou a se chamar The CW, canal onde Gilmore Girls teve sua última temporada exibida.

25 - Sem chegar a um acordo com a nova emissora, Amy Sherman-Palladino não se envolveu na sétima e última temporada, afirmando inclusive que nunca assistiu os últimos episódios da série.



26 - A criadora ainda afirmou, ao longo dos últimos anos, que considerava produzir um filme baseado na trama. Porém, tal projeto não se concretizou.

27 - Após o final da série, em 2007, a equipe de produção cogitou criar uma série derivada, mostrando a vida de Rory longe de Lorelai, o que também não aconteceu.

28 - Mas, para a felicidade dos fãs, a série será revivida em breve, na Netflix.



29 - Intitulada Gilmore girls: Um Ano para Recordar, a nova temporada será composta de quatro episódios de 90 minutos, cada um abrangendo uma estação do ano: inverno, primavera, verão e outuno.

30 - Contando com a maioria do elenco original, o revival chega à Netflix em breve, no dia 25 de novembro.

Veja também: Por onde anda o elenco de Gilmore Girls?



Veja também: Polêmicas, drogas e suicídio: os segredos da série Barrados no Baile



Veja também: Dívidas milionárias, morte e Donald Trump: os segredos da série Um Maluco no Pedaço







commentDeixe sua opinião
menu