Vídeo íntimo, drogas e controvérsias: os segredos da série Galera do Barulho



1 - Originalmente chamado Saved by the Bell, o seriado estreou no dia 20 de agosto de 1989, na emissora norte-americana NBC. Foram 86 episódios ao longo de 4 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 22 de maio de 1993.



2 - Na TV brasileira, a série foi exibida pelo SBT durante os anos 90, com o nome traduzido.

3 - Durante os anos em que foi transmitida no Brasil, a produção foi ao ar em diferentes dias e horários.



4 - O seriado era uma sitcom, mostrando o cotidiano de jovens durante os anos do colegial.

5 - No elenco principal, tínhamos o popular Zack (Mark-Paul Gosselaar), o nerd Screech (Dustin Diamond), o atleta Slater (Mario Lopez), a líder de torcida Kelly (Tiffani Thiessen), a engajada Jessie (Elizabeth Berkley) e a vaidosa Lisa (Lark Voorhies).



6 - A obra foi originada como um outro projeto, que a NBC pretendia exibir como série: Good Morning, Miss Bliss. A produção tinha como foco a vida de uma jovem professora, lidando com alunos de diversos estilos.

7 - Porém, após produzir o piloto, a emissora aberta resolveu não continuar com o seriado. Então, a trama foi encampada pelo canal pago Disney Channel, que encomendou uma temporada inteira e a exibiu de 1988 a 1989.



8 - Após 13 episódios, Good Morning, Miss Bliss foi cancelada pela emissora da Disney. Então, a NBC resolveu retomar o projeto, com várias modificações.

9 - Na nova produção, a professora Miss Bliss deixou de existir, com o foco passando para os alunos. No elenco, três atores da série original foram chamados de volta: Mark-Paul Gosselaar, Dustin Diamond e Lark Voohries.

10 - Além disso, a ambientação foi mudada, com a trama indo de Indianápolis, Indiana para Los Angeles, Califórnia, onde ficava a ficcional escola Bayside High School.



11 - O título original, Saved by the Bell, deriva da expressão cujo equivalente em português é "salvos pelo gongo", também fazendo alusão ao sinal sonoro que marca o final das aulas.

12 - Originalmente, a obra teria outro título: When the Bell Rings.



13 - Ao contrário da maioria das séries, que são exibidas no horário noturno da TV norte-americana, a obra ia ao ar nos sábados de manhã.

14 - Apesar do foco ser humorístico, a série também abordava temas polêmicos, como o uso de drogas, questões ambientais, violência e alcoolismo.



15 - Grande sucesso, a produção deu origem a diversos produtos licenciados, como roupas e brinquedos. O grande destaque nesta categoria vai para a série de livros inspirados nos personagens, publicada em 21 volumes, de 1992 a 1996.

16 - Também foram realizados dois telefilmes; em Saved by the Bell: Hawaiian Style (1992), a turma visita um resort no Havaí, enquanto Saved by the Bell: Wedding in Las Vegas (1994) mostra o casamento de Zack e Kelly.



17 - Em 1993, um ano após o final da série, a história seguiu em dois diferentes spin-offs, lançados simultaneamente.

18 - Saved by the Bell: The College Years dava sequência à trajetória do elenco principal, que agora enfrentava os desafios de cursar a faculdade.



19 - Diferentemente das outras produções da franquia, o seriado foi o único a ser exibido no horário nobre, indo ao ar nas noites de terça, também na NBC.

20 - Curiosamente, a produção foi um fracasso de audiência, sendo encerrada em 1994, na primeira temporada, após 19 episódios. O capítulo final fazia mistério sobre o possível casamento de Zack e Kelly. Com a revolta dos fãs, a situação foi resolvida no ano seguinte, no já citado Saved by the Bell: Wedding in Las Vegas.

21 - A outra série derivada foi Saved by the Bell: The New Class (Galera do Barulho: Nova Geração). Também exibida nas manhãs de sábado da NBC, a produção mostrava novos alunos chegando à Bayside High School.



22 - Com um elenco juvenil renovado, o seriado manteve um importante personagem de Saved by the Bell: Belding, o diretor da escola (Dennis Haskins). Além disso, a partir da segunda temporada, Dustin Diamond foi contratado, voltando a viver Screech, que se tornou assistente do diretor.

23 - Apesar de receber críticas da imprensa, sendo acusado de reciclar situações da série original, o programa fez bastante sucesso.

24 - Galera do Barulho: Nova Geração chegou ao final em 2000, após 7 temporadas, se consagrando como o produto mais duradouro da franquia.

25 - Em 2009, três anos após causar revolta nos fãs da série ao estrelar um filme erótico, Dustin Diamond gerou ainda mais polêmica ao lançar sua autobiografia, Behind the Bell. No livro, ele afirma que o elenco da série consumia drogas e participava de orgias envolvendo executivos da NBC, entre outras acusações.



26 - Como resultado de tais alegações, Diamond foi afastado do convívio do elenco e excluído de vários eventos nos quais o casting se reuniu publicamente para relembrar a série.

27 - Quatro anos após a publicação do livro, o ator afirmou em entrevista que a obra foi escrita por um ghost-writer, que teria inventado boa parte das revelações.

28 - No ano de 2014, um telefilme exibido pelo canal Lifetime contou a história dos primeiros anos da série.

29 - Em The Unauthorized Saved by the Bell Story, os fãs puderam conferir reconstituições dos bastidores da fase inicial da produção.



30 - Em 2015, parte do elenco se reuniu no programa The Tonight Show. Contando com a participação do apresentador Jimmy Fallon, os atores participaram de uma esquete recriando a série.

Veja também: Por onde anda o elenco de Galera do Barulho?



Veja também: Polêmicas, drogas e suicídio: os segredos da série Barrados no Baile



Veja também: Dívidas milionárias, morte e Donald Trump: os segredos da série Um Maluco no Pedaço


Deixe sua opinião



Leia também