De Renascer a Totalmente Demais: 9 novelas da Globo que não terminaram numa sexta-feira



Desde meados dos anos 1970, as novelas da Globo costumavam terminar às sextas-feiras. Diversas tramas da primeira década da emissora também foram encerradas dessa forma.

Depois de anos seguindo o esquema tradicional, a emissora rompeu com a tradição em Totalmente Demais, no ano passado. O mesmo ocorreu com Haja Coração, em novembro de 2016 - e parece que será assim de agora em diante no horário.

Agora, a emissora implanta a novidade no horário da seis. Depois de Eta Mundo Bom!, que terminou no dia 26 de agosto de 2016, uma sexta-feira, Sol Nascente termina hoje (21/03), terça-feira, com reprise do último capítulo no Vale a Pena Ver de Novo do dia seguinte.

Resta saber quando acontecerá o mesmo com o principal horário de novelas da casa - às 21 horas. A Lei do Amor não quebrará essa regra: seu final está marcado para o dia 31 de março.

Conheça abaixo algumas novelas da emissora que, pelos mais diversos motivos, não terminaram numa sexta-feira:

Selva de Pedra



A clássica novela de Janete Clair, estrelada por Regina Duarte e Francisco Cuoco, e que chegou a ter 100% de audiência em um de seus capítulos, terminou numa terça-feira, dia 23 de janeiro de 1973. Sua substituta, Cavalo de Aço, estreou na quarta, dia 24.

Anjo Mau



A primeira versão de Anjo Mau, com Susana Vieira vivendo a babá Nice, terminou numa terça, dia 24 de agosto de 1976, em virtude dos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá. O último capítulo não teve reprise.

Estúpido Cupido



A trama de Mário Prata, última novela das sete em preto e branco da Globo, terminou numa segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 1977. Em minha pesquisa nos jornais da época não achei nenhum motivo específico para isso. Os dois últimos capítulos da trama foram gravados e exibidos em cores - a emissora fez uma surpresa para o público e os artistas do elenco, que só ficaram sabendo da novidade quando viram as cenas no ar.

Locomotivas



Locomotivas foi a última novela das sete da Globo a terminar numa segunda-feira até ser desbancada por Totalmente Demais, em 2016. A trama de Cassiano Gabus Mendes foi encerrada no dia 12 de setembro de 1977. Sua sucessora, Sem Lenço, Sem Documento, de Mário Prata, estreou na terça, dia 13.

Renascer



A novela de Benedito Ruy Barbosa terminaria normalmente numa sexta, 12 de novembro de 1993, mas foi marcado um jogo do Campeonato Brasileiro com transmissão da Globo para aquela noite. Dessa forma, a emissora exibiu parte do capítulo derradeiro na sexta e a outra parte no sábado, dia 13. A reprise do último capítulo, na íntegra, aconteceu no domingo, dia 14, após o Fantástico.

Fera Ferida



A novela seguinte à Renascer, Fera Ferida, também não terminou numa sexta-feira. Em plena Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil conquistou o tetra, a novela foi encerrada no sábado, 16 de julho, véspera da final da competição.

Duas Caras



Quebrando a tradição, muitos anos depois, Duas Caras, de Aguinaldo Silva, terminou num sábado, dia 31 de maio de 2008. O motivo foi simples: eram tantos desfechos de personagens que ainda precisavam ser definidos que apenas a sexta-feira não seria suficiente.

Totalmente Demais



Em cima da hora, a Globo anunciou que o último capítulo da novela seria exibido numa segunda-feira, 30 de maio de 2016, causando frenesi na imprensa e nas redes sociais. A justificativa foi que a emissora queria evitar o feriado prolongo de Corpus Christi. A Record, que estrearia Escrava Mãe neste mesmo dia, adiou seu lançamento para o dia seguinte, batendo de frente com o primeiro capítulo de Haja Coração.

Liberdade, Liberdade



Normalmente, a nova safra de novelas das 23h da Globo vem terminando às sextas. Mas Liberdade, Liberdade terminou numa quinta, dia 4 de agosto de 2016, em virtude dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na sexta, dia 5, e nem mesmo Velho Chico, a novela das nove, foi exibida.







commentDeixe sua opinião
menu