14 de novembro na história da TV: em 1993, terminava Renascer





No dia 14 de novembro de 1971, terminava a novela Hospital (Tupi). Trama da Tupi que não chamou grande atenção do público. A trama tinha nomes como Stênio Garcia, Tony Ramos, Elaine Cristina, Ana Rosa, entre outros nomes. Foi a primeira novela de Carlos Alberto Riccelli.

No dia 14 de novembro de 1981, terminava a primeira versão da novela Ciranda de Pedra (Globo). Baseada em romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, a novela tinha como cenário a São Paulo dos anos 1940. No elenco, nomes como Eva Wilma, Adriano Reys, Armando Bógus e Lucélia Santos. Teve um remake em 2008, protagonizado por Ana Paula Arósio.



No dia 14 de novembro de 1983, estreava a novela Vida Roubada (SBT). Mais uma obscura trama mexicana adaptada pelo SBT no começo dos anos 1980. Estrelada por Suzy Camacho, Fausto Rocha Jr. e Eliane Giardini.

No dia 14 de novembro de 1989, estreava a minissérie República (Globo). A falta de envolvimento popular, o papel dos militares e a representação da burguesia na proclamação da República foram temas da minissérie.

No dia 14 de novembro de 1993, terminava a novela Renascer (Globo). A trama contava a história da rejeição que um pai sentia pelo filho após a morte da mulher no parto. Um elenco estelar era encabeçado por Antônio Fagundes, Adriana Esteves, Marcos Palmeira, Marco Ricca, Tarcísio Filho, entre outros. A novela de Benedito Ruy Barbosa fez muito sucesso. Curiosidade: teve seu último capítulo dividido em duas partes, exibidas na sexta e no sábado. A reprise na íntegra aconteceu no domingo, após o Fantástico.



No dia 14 de novembro de 1998, estreava o programa Muvuca (Globo). A atração semanal era comandada por Regina Casé e ficou até 2000 no ar.



No dia 14 de novembro de 1999, estreava o programa Canta e Dança, Minha Gente (SBT). O programa musical era comandado por Carla Perez.

No dia 14 de novembro de 2005, terminava o programa Eu Vi na TV (RedeTV!). A atração comandada por João Kléber teve outros nomes (Te Vi na TV e Você na TV) e, basicamente, exibia pegadinhas e testes de fidelidade.

No dia 14 de novembro de 2006, estreava a novela Paixões Proibidas (Band). Foi uma co-produção entre a Band e a RTP, de Portugal. Apesar da grande expectativa gerada pela emissora, não alcançou a audiência esperada.

Colaborou Daniel Smith

Veja também: Por onde anda o elenco de Renascer?



Veja também: Artistas do elenco de Renascer que já morreram



Veja também: De 8 meses a 18 anos: quanto tempo uma novela demora para voltar no Vale a Pena Ver de Novo?







commentDeixe sua opinião
menu