4 de novembro na história da TV: em 2005, último capítulo de América



Confira os destaques do dia 4 de novembro na história da televisão brasileira:

No dia 4 de novembro de 1964, estreava a novela O Sorriso de Helena (Tupi).

Trama de Walter George Durst, baseada no original de Abel Santa Cruz, O Sorriso de Helena marcou a estreia de Sérgio Cardoso na televisão. Vivendo Fernando - um homem atormentado pelo passado com Helena (Maria Célia Camargo) e o presente com Rosália (Patrícia Mayo) - Sérgio foi alçado ao posto de galã imediatamente.



No dia 4 de novembro de 1968, estreava a novela Beto Rockfeller (Tupi).

Novela que revolucionou a teledramaturgia brasileira. A trama de Bráulio Pedroso, com concepção de Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Lima Duarte, era estrelada por Luís Gustavo, Bete Mendes, Débora Duarte, Plínio Marcos e muitos outros nomes de destaque. Foi a primeira a abordar temas do cotidiano nacional e temas contemporâneos na trilha sonora.



No dia 4 de novembro de 1974, estreava a novela O Rebu (Globo).

Outra novela de Bráulio Pedroso, também inovadora. No elenco, nomes como Ziembinski, Buza Ferraz, Bete Mendes e Lima Duarte. Todos os 112 capítulos se passavam num curto período de tempo: o dia da festa na qual ocorre um crime e o da investigação. No início, o público só sabia que alguém havia morrido na recepção do milionário vivido por Ziembinski. Somente no capítulo 50 que a vítima foi revelada: Silvia (Bete Mendes). No final, o anfitrião foi descoberto como autor do crime.



No dia 4 de novembro de 1996, terminava a novela O Campeão (Band).

Novela que passou praticamente despercebida pelo grande público, O Campeão estreou com roteiro de Ricardo Linhares, posteriormente substituído por Mário Prata. No folhetim, nomes como Paulo Goulart, Marília Pêra, Carlos Eduardo Dolabella, Betty Faria, entre outros. No entrecho, o cotidiano de um clube de futebol.



No dia 4 de novembro de 2004, estreava o reality-show O Aprendiz (Record).

Era a estreia da primeira temporada da atração, que foi até o dia 23 de dezembro e teve como vencedora Vivianne Ventura. Sucesso de audiência, o reality foi indicado ao Troféu Imprensa de melhor programa de TV: perdeu para o Pânico na TV (RedeTV!).



No dia 4 de novembro de 2005, terminava a novela América (Globo).

A trama da Globo era estrelada por Murilo Benício e Deborah Secco e teve um início tumultuado, engrenando após a troca de direção - de Jayme Monjardim para Marcos Schechtmann. O público ficou na expectativa por um possível beijo entre o casal Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), que acabou não ocorrendo.



No dia 4 de novembro de 2010, estreava a série Clandestinos - O Sonho Começou (Globo).

A produção, escrita por João Falcão, teve apenas essa temporada. O projeto surgiu numa audição do autor para a formatação de uma peça. Na série, Fabio (Fábio Enriquez) e Elisa (Elisa Pinheiro) escutavam brevemente as histórias e os 90 segundos de apresentação de candidatos a um papel. Nomes como Alejandro Claveaux, Chandelly Braz, Emiliano D'Ávila, Laila Garin e Luana Martau foram lançados aqui.



No dia 4 de novembro de 2013, estreava a novela Além do Horizonte (Globo).

A trama tinha uma proposta diferente, envolvendo aventuras de um grupo de jovens na floresta amazônica, em torno de uma comunidade alternativa que buscava a felicidade. A proposta não foi bem aceita e a novela teve problemas de audiência. No elenco, Juliana Paiva, Thiago Rodrigues, Rodrigo Simas, Flávia Alessandra, Antonio Calloni, Carolina Ferraz, Alexandre Borges, Marcello Novaes, Alexandre Nero, entre outros.

Leia também: 3 de novembro na história da TV: em 2014, a estreia de Alto Astral

Leia também: 2 de novembro na história da TV: em 2007, terminava Eterna Magia




commentDeixe sua opinião
menu