4 de novembro na história da TV: em 2005, último capítulo de América


Confira os destaques do dia 4 de novembro na história da televisão brasileira:

No dia 4 de novembro de 1964, estreava a novela O Sorriso de Helena (Tupi).

Trama de Walter George Durst, baseada no original de Abel Santa Cruz, O Sorriso de Helena marcou a estreia de Sérgio Cardoso na televisão. Vivendo Fernando - um homem atormentado pelo passado com Helena (Maria Célia Camargo) e o presente com Rosália (Patrícia Mayo) - Sérgio foi alçado ao posto de galã imediatamente.



No dia 4 de novembro de 1968, estreava a novela Beto Rockfeller (Tupi).

Novela que revolucionou a teledramaturgia brasileira. A trama de Bráulio Pedroso, com concepção de Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Lima Duarte, era estrelada por Luís Gustavo, Bete Mendes, Débora Duarte, Plínio Marcos e muitos outros nomes de destaque. Foi a primeira a abordar temas do cotidiano nacional e temas contemporâneos na trilha sonora.



No dia 4 de novembro de 1974, estreava a novela O Rebu (Globo).

Outra novela de Bráulio Pedroso, também inovadora. No elenco, nomes como Ziembinski, Buza Ferraz, Bete Mendes e Lima Duarte. Todos os 112 capítulos se passavam num curto período de tempo: o dia da festa na qual ocorre um crime e o da investigação. No início, o público só sabia que alguém havia morrido na recepção do milionário vivido por Ziembinski. Somente no capítulo 50 que a vítima foi revelada: Silvia (Bete Mendes). No final, o anfitrião foi descoberto como autor do crime.



No dia 4 de novembro de 1996, terminava a novela O Campeão (Band).

Novela que passou praticamente despercebida pelo grande público, O Campeão estreou com roteiro de Ricardo Linhares, posteriormente substituído por Mário Prata. No folhetim, nomes como Paulo Goulart, Marília Pêra, Carlos Eduardo Dolabella, Betty Faria, entre outros. No entrecho, o cotidiano de um clube de futebol.



No dia 4 de novembro de 2004, estreava o reality-show O Aprendiz (Record).

Era a estreia da primeira temporada da atração, que foi até o dia 23 de dezembro e teve como vencedora Vivianne Ventura. Sucesso de audiência, o reality foi indicado ao Troféu Imprensa de melhor programa de TV: perdeu para o Pânico na TV (RedeTV!).



No dia 4 de novembro de 2005, terminava a novela América (Globo).

A trama da Globo era estrelada por Murilo Benício e Deborah Secco e teve um início tumultuado, engrenando após a troca de direção - de Jayme Monjardim para Marcos Schechtmann. O público ficou na expectativa por um possível beijo entre o casal Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), que acabou não ocorrendo.



No dia 4 de novembro de 2010, estreava a série Clandestinos - O Sonho Começou (Globo).

A produção, escrita por João Falcão, teve apenas essa temporada. O projeto surgiu numa audição do autor para a formatação de uma peça. Na série, Fabio (Fábio Enriquez) e Elisa (Elisa Pinheiro) escutavam brevemente as histórias e os 90 segundos de apresentação de candidatos a um papel. Nomes como Alejandro Claveaux, Chandelly Braz, Emiliano D'Ávila, Laila Garin e Luana Martau foram lançados aqui.



No dia 4 de novembro de 2013, estreava a novela Além do Horizonte (Globo).

A trama tinha uma proposta diferente, envolvendo aventuras de um grupo de jovens na floresta amazônica, em torno de uma comunidade alternativa que buscava a felicidade. A proposta não foi bem aceita e a novela teve problemas de audiência. No elenco, Juliana Paiva, Thiago Rodrigues, Rodrigo Simas, Flávia Alessandra, Antonio Calloni, Carolina Ferraz, Alexandre Borges, Marcello Novaes, Alexandre Nero, entre outros.


Deixe sua opinião


Leia também