Polêmicas, drogas e suicídio: os segredos da série Barrados no Baile

Notícias

por Paulo Almeida Prado 0 visualizações




1 - Originalmente chamado Beverly Hills 90210, o seriado estreou no dia 4 de outubro de 1990, na emissora norte-americana Fox. Foram 296 episódios ao longo de 10 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 17 de maio de 2000.



2 - Na TV brasileira, a série estreou na Globo em 1992, sendo exibida até 1998, em diversos dias e horários da semana.

3 - Nos próximos anos, a obra ainda foi exibida em canais como RedeTV!, TeleUno, Sony e Sony Spin.



4 - A produção contava a história da família Walsh, sofrendo os impactos de uma mudança de Minnesota para a Califórnia.

5 - Assim, os gêmeos Brandon (Jason Priestley) e Brenda (Shannen Doherty) precisam se acostumar a uma nova vida na agitada Los Angeles, em contraste com a rotina mais pacata de Minneapolis.



6 - Acompanhados pelos pais Jim (James Eckhouse) e Cindy (Carol Potter), os adolescentes se mudam para o badalado bairro de Beverly Hills, onde os estudantes mantém uma rotina de badalações e riqueza.

7 - O título da série faz referência aos algarismos encontrados no CEP real do bairro de Beverly Hills. Originalmente, o nome da atração seria The Class of Beverly Hills.



8 - Apesar de ser um grande mistério, o título brasileiro tem uma explicação. No primeiro episódio da produção, Brenda forja uma identidade falsa para não ser barrada em uma festa, uma vez que é menor de idade. Além disso, o nome traduzido faz referência a uma música homônima de Eduardo Dusek, lançada anos antes.

9 - Em Portugal, a obra ganhou o título Febre em Beverly Hills.

10 - A série foi pioneira em abordar muitos assuntos polêmicos, até então não usados em produções teen. Ao longo de 10 temporadas, são expostos temas como virgindade, sexo, drogas, suicídio, prostituição, tráfico, aborto e muito mais.



11 - Como principal nome do elenco, ao lado de Brandon e Brenda, a série trazia o problemático Dylan McKay, vivido por Luke Perry.

12 - Também no casting principal, tínhamos a mimada Kelly Taylor (Jennie Garth), a intelectual Andrea Zuckerman (Gabrielle Carteris), o playboy Steve Sanders (Ian Ziering), o novato David Silver (Brian Austin Green) e a vaidosa Donna Martin (Tori Spelling).

13 - Tori Spelling é filha de Aaron Spelling, produtor da série. Falecido em 2006, o profissional foi um dos maiores realizadores da história da TV, sendo responsável por sucessos como As Panteras, A Ilha da Fantasia, S.W.A.T, O Barco do Amor, Starsky & Hutch - Justiça em Dobro, Dinastia e Carro Comando.



14 - Originalmente, a série deveria se focar mais na convivência de Brandon e Brenda com seus pais. Mas, logo na primeira temporada, esta ideia foi abandonada, sendo dado maior espaço aos outros personagens adolescentes.

15 - Os primeiros anos da produção tem como cenário principal a escola West Beverly High School, na qual a maioria dos personagens estudava. Depois, a história ganha novas ambientações, como a lanchonete Peach Pit, a boate Peach Pit After Dark e a redação de um jornal local.

16 - Protagonista da série, Shannen Doherty causava muitos problemas durante as gravações. Então, ao final da 4ª temporada, foi demitida. Sua personagem, Brenda, vai para Londres e não é mais vista, sendo apenas citada raramente. Mesmo assim, a atriz ganhou um papel em outra produção de Aaron Spelling: Charmed, lançada em 1998. E também foi demitida, por novas confusões, após três temporadas.



17 - Após a saída de Brenda, Brandon se torna o personagem principal e fica na série até a 9ª temporada, aparecendo poucas vezes no 10º e último ano. Já Kelly, David, Steve e Donna permanecem até o final da produção. Além disso, a trama recebeu a adição de novos personagens importantes, como a controversa Valerie Malone (Tiffani Amber Thiessen).

18 - O papel de Valerie foi oferecido a outras atrizes, como Drew Barrymore, Alicia Silverstone e Alyssa Milano.



19 - Um dos momentos mais polêmicos da série foi o suicídio acidental do personagem Scott, amigo de David, ocorrido na segunda temporada. Durante seu aniversário de 16 anos, o menino brinca com uma arma, que acaba disparando um tiro fatal. O destino do personagem foi, na verdade, fruto do pedido de demissão do ator Douglas Emerson, que resolveu abandonar a carreira artística.

20 - Diversos artistas de sucesso se apresentaram na boate Peach Pit After Dark. Entre outros, a série recebeu nomes como Christina Aguilera, The Flaming Lips e The Cardigans.

21 - Muitos episódios da série giram em torno de dois triângulos amorosos: Brenda/Dylan/Kelly e, mais tarde, Brandon/Kelly/Dylan. No final da produção, com Brenda e Brandon tendo abandonado a trama, Dylan e Kelly ficam juntos.



22 - Jason Priestley afirma que foi dispensado subitamente, no meio da nona temporada, após nove anos atuando como Brandon. Segundo o ator, ele foi avisado de sua demissão no mesmo dia de sua última cena e não recebeu nenhum tipo de despedida.

23 - Apenas quatro atores apareceram em todas as dez temporadas: Jennie Garth, Tori Spelling, Brian Austin Green e Ian Ziering. Mas nenhum deles esteve presente em todos os 296 episódios.

24 - Grande sucesso de audiência, Barrados no Baile deu origem a diversos spin-offs. O primeiro e mais importante foi Melrose (Melrose Place, no original). Exibido por sete temporadas, de 1992 a 1999, o show era uma versão mais adulta da trama, mostrando um grupo de jovens adultos vivendo em um condomínio. Em suas primeiras temporadas, a atração teve participação de Brian Austin Green, Jennie Garth e Tori Spelling, interpretando David, Kelly e Donna.



25 - O segundo spin-off ambientado no mesmo universo foi a série Models Inc., de 1995. Fracasso de audiência, a produção durou apenas uma temporada.

26 - Em 2008, a série ganhou uma nova versão: 92010. Na série, ambientada no mesmo universo, um novo casal de irmãos se muda para Beverly Hills e precisa se adaptar à nova vida, assim como Brandon e Brenda fizeram originalmente.

27 - Exibida por cinco temporadas, 90210 contou com a participação de vários personagens de Barrados no Baile, como Kelly, Donna e Brenda.



28 - No ano de 2009, mais uma adição à fraquia: uma nova versão de Melrose. Ao contrário do original, o remake não fez sucesso e durou apenas uma temporada.

29 - Na Globo, a série foi exibida até o final da oitava temporada. O último capítulo deste ano termina com Valerie aguardando o resultado de um exame para saber se havia contraído o vírus da AIDS, resposta só dada na próxima temporada. Como a emissora tirou o programa do ar em 1999, para dar espaço ao Caldeirão do Huck, o público brasileiro ficou sem esta resposta. Os fãs puderam matar a curiosidade anos depois, quando a série foi reprisada na íntegra pelo canal pago Sony: a personagem não estava doente.

30 - Em 2015, um telefilme exibido pelo canal Lifetime contou a história dos primeiros anos da série. Em The Unauthorized Beverly Hills 90210 Story, os fãs puderam conferir reconstituições dos bastidores da fase inicial da produção.



Veja também: Por onde anda o elenco de Barrados no Baile?



Veja também: Dívidas milionárias, morte e Donald Trump: os segredos da série Um Maluco no Pedaço



Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis



Veja também: Segredos, romances e uma verdadeira guerra entre SBT e Globo: há 15 anos, surgia a Casa dos Artistas