16 curiosidades sobre os 16 anos do Altas Horas



1 - O programa Altas Horas estreou há exatamente 16 anos, em 14 de outubro de 2000.



2 - Este foi a primeira atração de Serginho Groisman na Globo. O apresentador veio do SBT, onde comandava o Programa Livre desde 1991. Anteriormente, ele havia passado pela Gazeta (onde apresentava o TV Mix) e pela Cultura (comandando o Matéria Prima).

3 - Porém, sua primeira aparição na Globo não foi no Altas Horas. Ele estreou comandando o Festival da Música Brasileira, tentativa de reviver as clássicas competições musicais de décadas passadas, realizado de agosto a setembro de 2000.



4 - Inicialmente, o programa seria transmitido ao vivo, plano que não foi concretizado. O recurso seria usado para cobertura de eventos na madrugada de São Paulo, como shows e festas, o que nunca ocorreu.

5 - Na maioria das semanas, o Altas Horas é gravado na quinta-feira anterior à sua exibição.



6 - Outra mudança em relação ao projeto inicial é que a atração teria duas horas de duração, indo das 0h30 até às 4h30. Após um estudo, a Globo modificou tais planos mesmo antes da estreia, deixando o programa no ar por 2 horas.

7 - As atrações do programa de estreia foram as cantoras Rita Lee e Paula Toller.

8 - Ivete Sangalo também participou do primeiro programa, atuando como repórter especial.



9 - Os primeiros quadros fixos da atração foram o Avesso (com pessoas vivendo situações inesperadas) e Festival Qualquer Nota (onde calouros se apresentavam em diferentes categorias).

10 - Por conta do horário de exibição, o Altas Horas costuma passar sua primeira metade sem intervalos comerciais, em uma estratégia de programação.



11 - Em 2005, a imprensa cogitou que o programa ganharia formatos no estilo reality show, focados em sexo e erotismo, o que não aconteceu.

12 - No ano de 2007, o programa ganhou um quadro que segue fixo até hoje, apresentado pela da sexóloga Laura Müller. Nele, a especialista responde dúvidas sobre sexualidade.



13 - A partir de 2009, foram realizados alguns programas em outros estados, como no Piscinão de Ramos (na capital do Rio de Janeiro).

14 - Em 2013, atendendo a um pedido de Serginho, o Altas horas deixa de ser apresentado na madrugada de sábado para domingo e passa a entrar no ar mais cedo, às 23h do sábado.

15 - Durante o ano de 2015, a imprensa noticiou que o programa estaria correndo risco na grade global, podendo sair do ar no ano segunte. Porém, isto não ocorreu.

16 - No início de 2016, a banda do programa foi dispensada, não sendo substituída.



Veja também: O final mais chocante da história da TV: os segredos da série Família Dinossauros







commentDeixe sua opinião
menu