28 de outubro na história da TV: em 2011, último capítulo de O Astro



Confira os destaques do dia 28 de outubro na história da televisão brasileira:

No dia 28 de outubro de 1968, estreava a novela Sozinho no Mundo (Tupi).

O êxito de A Pequena Órfã (Excelsior, 1968) determinou o investimento em novelas "infantis" em praticamente todas as emissoras. Em Sozinho no Mundo, de Dulce Santucci, o menino Pedrinho (Guto Franco) é abandonado pela mãe, rica e solteira, na porta de uma favelada. Anos depois, já casada, a genitora adota o próprio filho.



No dia 28 de outubro de 1978, terminava a novela Roda de Fogo (Tupi).

As irmãs Gil (Eva Wilma), Jane (Maria Estela) e Délia (Kate Hansen) disputam a direção do jornal do pai, Lear (Oswaldo Loureiro). Baseada no clássico de Shakespeare (Rei Lear), Roda de Fogo não fez sucesso: Walther Negrão converteu o texto de Sérgio Jockyman em trama policial, com os assassinatos de Lear e Gil.



No dia 28 de outubro de 1996, estreava a novela Perdidos de Amor (Band).

Folhetim "escandalosamente romântico" de Ana Maria Moretzsohn, Perdidos de Amor apostava na união de Maria Luísa e Rodrigo (Christine Fernandes e Cláudio Lins, egressos de História de Amor, da Globo, exibida no ano anterior). Eles se casam por conveniência, liquidando as dívidas da família dela e ampliando o império do clã dele.



No dia 28 de outubro de 2001, estreava o reality show No Limite 3 (Globo).

Desta vez, a produção do reality, comandado por Zeca Camargo e dirigido por Boninho, levou os participantes para a ilha de Marajó, no Pará. A final, ao vivo dos Estúdios Globo, sagrou campeão o policial militar Rodrigo Trigueiro. Toda a temporada, contudo, acabou ofuscada por uma novidade da concorrência...



No dia 28 de outubro de 2001, estreava o reality show Casa dos Artistas (SBT).

Fenômeno de audiência e repercussão, a Casa dos Artistas mobilizou não só o telespectador, como as concorrentes - a Globo, que viu o Fantástico derrotado em praticamente todos os confrontos, acionou a emissora na Justiça; a Record participou da final, com Dani Freitas, colega de Milton Neves em seus programas esportivos, comentando ao vivo a participação do então marido Alexandre Frota no reality.



No dia 28 de outubro de 2002, estreava o programa Jogos de Família (Record).

Otaviano Costa apresentava este game-show onde duas famílias disputavam prêmios em provas relativamente simples, realizadas nos diversos cômodos de uma casa cenográfica, como troca de lâmpadas e limpeza do carpete. A atração substituiu o Tamanho Família, de Raul Gil - título reaproveitado por Márcio Garcia na Globo.

No dia 28 de outubro de 2002, estreava o programa infantil Xuxa no Mundo da Imaginação (Globo).

Entusiasmada com o êxito dos CDs e DVDs 'Só Para Baixinhos', Xuxa rompeu a parceria com a diretora artística Marlene Mattos, desistiu da transição do público infantil para o adulto e voltou a apresentar atrações para pequenos. O 'No Mundo da Imaginação' contava com quadros e musicais de cunho educativo.



No dia 28 de outubro de 2006, terminava a novela Cristal (SBT).

Após um hiato de seis meses, o SBT retomava as adaptações de textos mexicanos. Cristal, baseada em O Privilégio de Amar (versão mais famosa de uma trama venezuelana, exibida por aqui em 1999) contava a história de Cristina (Bianca Castanho), que encontrava o sucesso como modelo, mesmo enfrentando a oposição de Vitória (Bete Coelho) - filha e mãe que desconheciam essa condição...



No dia 28 de outubro de 2011, terminava a segunda versão da novela O Astro (Globo).

Com esta atualização da obra de Janete Clair, realizada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, a Globo inaugurava o já tradicional horário das 23h. Em cena, Rodrigo Lombardi como Herculano Quintanilha (defendido por Francisco Cuoco na primeira versão), o guru charlatão que se torna influente nos negócios da família Hayala, ao mesmo tempo em que seduz a voluntariosa Amanda (Carolina Ferraz).

Leia também: 27 de outubro na história da TV: em 2002, estreava Jovens Tardes

Leia também: 26 de outubro na história da TV: em 2012, terminava Gabriela




commentDeixe sua opinião
menu