Conheça o Double Dare, game show que inspirou o Passa ou Repassa



A adaptação de formatos estrangeiros não é novidade na TV brasileira. A seguir, conheça o Double Dare, game show que inspirou o Passa ou Repassa!



o programa foi uma novidade da programação de 1986 no canal pago infantil norte-americano Nickelodeon. Lançado em 6 de outubro daquele ano, a atração trazia crianças e adultos competindo em uma divertida corrida de obstáculos. Os 65 episódios da temporada inicial foram gravados durante 23 dias, nos meses de setembro e outubro e exibidos de segunda a sexta-feira, até 2 de janeiro de 1987.

Esta primeira fase foi produzida nos estúdios de uma afiliada da PBS, emissora educativa dos EUA, localizada no interior da Pensilvânia. Como crianças participavam, a produção optou por mostrar as conquistas dos participantes em pontos (e não em dinheiro, como sempre foi comum na televisão norte-americana).



A maior diferença do Double Dare em relação a outros programas do gênero era o caráter peculiar das provas. Ao invés de competições apenas com perguntas e obstáculos físicos, o game show trazia provas consideradas exóticas, com guerras de comida, substâncias gelatinosas e melecas, entre outras novidades.



Com o grande sucesso e repercussão, o programa foi renovado para novas temporadas, sendo exibido também com os nomes Super Sloppy Double Dare (formato no qual novos quadros foram introduzidos) e Family Double Dare (no qual famílias competiam unidas). Apresentado por Marc Summers, o show seguiu no ar até o dia 6 de fevereiro de 1993 na Nickelodeon.

Paralelamente, o programa também foi exibido em 1988 no canal FOX e, no mesmo ano, em diversas emissoras do país no sistema de Syndication (prática bastante comum na televisão norte-americana, na qual programas são produzidos por estúdios e não vinculados obrigatoriamente a nenhuma emissora, sendo exibidos em canais locais de diferentes bandeiras em todo o país).



Anos mais tarde, a Nickelodeon ressuscitou o formato, com o Double Dare 2000, exibido de 24 de janeiro a 10 de novembro de 2000, desta vez com apresentação de Jason Harris. Nesta ocasião, a competição foi exibida no bloco Nick GAS, que contava com outros programas do gênero, como Lendas do Templo Perdido e Global Guts.

O sucesso da atração foi bastante significativo, com o game show se tornando um dos principais pilares da grade histórica da Nickelodeon. Durante seu período de exibição, foram lançados diversos produtos licenciados, como brinquedos, roupas, livros com brincadeiras e jogos de video-game.



No Brasil, o Double Dare inspirou, de maneira não oficial, o Passa ou Repassa. Lançado em 1987, o programa trazia os mesmos quadros e mecânicas, sendo originalmente apresentado por Silvio Santos, sendo chamado de Passe ou Repasse.



Em 1988, Gugu assumiria a atração, que mudaria de nome para o que conhecemos desde então.Em 1994, após seis anos sendo comantado pelo apresentador, o game show foi assumido por Angélica. Dois anos mais tarde, Celso Portiolli fazia sua estreia no SBT, comandando a competição até 2000.

Após 13 anos fora do ar, o Passa ou Repassa voltou ao ar como quadro do Domingo Legal, novamente apresentado por Portiolli. Esta nova fase durou 3 anos, com o formato sendo exibido pela última vez em maio de 2016.



No mundo, o Double Dare teve outras versões, adaptadas de maneira oficial, como o Double Défi (Canadá, 1989 a 1991), o Drops! (Alemanha, 1991 a 1994), o Nick Dum Duma Dum (Índia, 2004) e o DD Show (Holanda, 1989 a 1990). Atualmente, o game show ainda ganha reprises na Nickelodeon norte-americana.







commentDeixe sua opinião
Últimas notícias


menu