É uma cilada, Bino: há 38 anos, estreava Carga Pesada; relembre curiosidades das duas versões



Há 38 anos, em 22 de maio de 1979, estreava a primeira versão da série Carga Pesada.

Confira abaixo curiosidades da produção estrelada por Antônio Fagundes e Stênio Garcia:

1 - Carga Pesada contava as aventuras de dois caminhoneiros, Pedro e Bino (respectivamente Antônio Fagundes e Stênio Garcia), rodando o Brasil e se deparando com situações dramáticas ou inusitadas.



2 - A série teve seu primeiro capítulo exibido no dia 22 de maio de 1979, na Globo.

3 - A ideia da produção surgiu em 1978, quando a emissora exibiu um Caso Especial intitulado Jorge, Um Brasileiro. O programa contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais, também sendo protagonizado por Antônio Fagundes.



4- Após a exibição do especial, o ator Paulo José, que trabalhou como diretor do programa, sugeriu a Boni, então diretor de operações da Globo, que a trama virasse uma série. A ideia foi aceita e o projeto entrou em produção.

5 - Com um total de 54 episódios, tinha em sua equipe de criação e produção nomes como Gianfrancesco Guarnieri, Walter George Durst, Dias Gomes, Daniel Filho, Gonzaga Blota e Milton Gonçalves. Dos capítulos, 12 foram escritos pela dupla Antônio Fagundes e Stênio Garcia.



7 - Como a intenção da obra era retratar o Brasil de um modo realista, cerca de 90% das gravações eram feitas em locações reais e em cenas externas, algo atípico na televisão.

8 - A produção fez tanto sucesso que chegou a virar história em quadrinhos. Em 1980, a editora RGE lançou dois números do gibi Carga Pesada.



9 - O seriado foi exibido em países como Bolívia, Chile, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e Nicarágua.

10 - Após 54 capítulos, a versão original de Carga Pesada chegou ao fim no dia 2 de janeiro de 1981.



11 - Vinte e dois anos após o encerramento da primeira versão, Carga Pesada ganhou um revival, indo ao ar em 29 de abril de 2003.

12 - Ao contrário do que ocorre mais frequentemente em televisão, este não foi um remake, mas sim uma continuação da história, mostrando os personagens originais décadas após suas primeiras aparições.



13 - A história recomeça com algumas mudanças, causadas pela passagem do tempo. Enquanto Pedro continuou todo esse tempo na estrada, Bino abriu uma empresa de transportes e se tornou administrador, deixando de dirigir seu caminhão.

14 - Então, os amigos se reencontram por um triste motivo: Bino desconfia estar com câncer e resolve fazer sua última viagem, retomando o volante ao lado do grande amigo. Depois, o caminhoneiro descobre estar saudável e volta definitivamente para as estradas.



15 - Planejada para durar apenas quatro episódios, a nova versão fez sucesso e se tornou uma atração regular na grade global.

16 - O tema de abertura era a música Frete, cantada originalmente por Renato Teixeira e regravada pela dupla Chitãozinho & Xororó para a segunda versão.



17 - Assim como na primeira versão, Fagundes também participou da criação de alguns episódios da segunda fase.

18 - Nos episódios originais, Antônio Fagundes e Stênio Garcia dirigiam de verdade, enquanto também interpretavam e ainda precisavam se atentar aos cinegrafistas, que ficavam pendurados do lado de fora dos caminhões. Na nova versão, os atores dirigiam uma cabine cenográfica, montada sobre um caminhão que se movia dirigido por outro motorista.



19 - A frase "É uma cilada, Bino!, repetida diversas vezes por Pedro no seriado, se tornou meme na internet, provando a grande popularidade da nova versão.

20 - Após 64 episódios, a segunda versão de Carga Pesada chegou ao fim em 7 de setembro de 2007.







commentDeixe sua opinião
menu