14 coisas que só quem assistia futebol na TV nos anos 90 vai se lembrar



1 - Nem pense na festa de transmissões que temos hoje em dia, com TV aberta, TV paga, pay-per-view, internet. Eram poucos jogos por semana transmitidos ao vivo na televisão. Era ir ao estádio ou ouvir no rádio para acompanhar todos os jogos do seu time.

2 - As transmissões começavam com vinhetas que anunciavam qual jogo seria mostrado e qual a equipe que trabalharia na partida.



3 - Se há muitos anos os narradores, comentaristas e repórteres aparecem durante várias partes da transmissão, até os anos 1990 não era assim. Pelo contrário, raramente narradores e comentaristas eram vistos na tela, tanto que eles nem iam trabalhar uniformizados.

4 - Como não costumavam aparecer com frequência, nem sempre os repórteres usavam a canopla no microfone da emissora.

5 - Os treinadores das equipes costumavam dar entrevistas durante o jogo, algo impensável nos dias de hoje, quando mal falam no começo ou final das partidas.



6 - Esqueça as animações para mostrar os times, com os jogadores fazendo gracinhas na tela e bonecos aparecendo em campo. Até a metade dos anos 1990, apareciam os nomes na tela, de forma simples e rápida. Depois começaram algumas inovações, como os números aparecendo dentro de um campo.



7 - Esqueça também as dezenas de câmeras que existem nas transmissões atuais. As transmissões eram feitas com poucas câmeras.

8 - Quem é mais velho vai se lembrar: sempre que chegava alguém que não estava vendo o jogo, perguntava: quem está ganhando? Isso porque o tempo e o placar não ficavam fixos na tela, como acontece desde 1999. Essas informações eram mostradas a cada cinco minutos.



9 - Como até 1997 a Globo não tinha marca d'água fixa na tela, ficava no ar quase o tempo todo a logo da emissora com a inscrição "vivo" (eles passaram a usar "ao vivo" depois da criação da operadora Vivo).



10 - O show do intervalo da Globo era muito mais simples. Um apresentador no estúdio, geralmente Fernando Vannucci ou Léo Batista, mostrava os melhores momentos do primeiro tempo. No máximo, gols de um ou outro jogo. Só isso.

11 - Até meados dos anos 1990, domingo não era dia de futebol na TV. As transmissões ao vivo aconteciam no sábado à tarde, antecedidas pelo Esporte Espetacular, na Globo. No domingo, a Band mostrava o VT dos melhores jogos no começo da noite, dentro do Show do Esporte. Depois, começaram os jogos nas noites de domingo, até chegar ao horário que estamos acostumados hoje em dia.

12 - Na Copa do Mundo, quando a FIFA ainda não proibia a inserção de caracteres na tela durante as transmissões, a Globo colocava animações quando tinha gol do Brasil.



13 - Ainda na Copa, os jogadores que faziam gol "assinavam" seu autógrafo na tela da Globo.



14 - Já o SBT fazia a alegria das crianças com o saudoso Amarelinho.

Leia também: 12 coisas da TV dos anos 80 e 90 que davam medo nas crianças




commentDeixe sua opinião
menu