Bastidores, vícios e um final chocante: os segredos da série Alf, o ETeimoso



1 - Alf estreou no dia 22 de setembro de 1986, na emissora norte-americana NBC. Foram 102 episódios ao longo de 4 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 24 de março de 1990.



2 - Na TV brasileira, a série foi lançada pela Rede Globo em 1987, com o nome de Alf, o ETeimoso. Depois, a obra passou por diversos canais, como Bandeirantes, SBT, Nickelodeon e Warner Channel, entre outros.



3 - O nome da série vem do acrônimo da expressão "Alien Life Form", que significa "forma de vida alienígena".

4 - A produção conta a história de Gordon Shumway, um alien vindo do planeta Melmac. Ao seguir um sinal de rádio, ele acaba indo parar na Terra, caindo na garagem da família Tanner, em Riverside, Califórnia.



5 - Então, é adotado pela família, que o chama de Alf. Além da acolhida, eles ajudam o alienígena a se esconder da Alien Task Force, um grupo militar que procura extraterrestres caídos nos EUA.

6 - A data de nascimento do alien era 28 de outubro de 1756 e, na época de sua chegada à Terra, ele tinha cursado 122 anos do colegial local, em Melmac.

7 - Com seu atípico apetite, Alf se alimentava de diversas coisas estranhas para para os terráqueos. Seu prato preferido era carne de gato, o que causava diversas confusões durante sua passagem na casa dos Tanner.



8 - Na versão original, a voz de Alf era feita pelo seu criador, Paul Fusco, que também desenvolveu o visual e manipulava o personagem.

9 - Na maior parte do tempo, o extraterreste era um fantoche, manipulado por Fusco, que se escondia atrás de diversos elementos do cenário, como mesas, sofás e balcões.

10 - Em cenas em que Alf aparecia caminhando, de corpo inteiro, um ator vestia uma fantasia para a execução das cenas. Era o artista de circo húngaro Michu Miszaros, que tinha 83 centímetros de altura e atuou em 11 episódios da série. Miszaros morreu no último mês de junho, aos 76 anos, após entrar em coma.



11 - Cada episódio de 22 minutos necessitava de 20 a 25 horas de filmagem. Isso gerava uma grande tensão no set, que era repleto de brigas entre o elenco.

12 - Anne Schedeen, que vivia Kate, a mãe da família Tanner, já declarou que as gravações eram um "pesadelo". Andrea Elson, que interpretava a filha Lynn e sofria de bulimia durante a série, afirmou que seria impossível fazer mais uma temporada.

13 - Porém, Paul Fusco, criador da série, não sustenta a mesma versão. Para ele, realmente havia stress, mas não existia como acelerar o processo. Em entrevista concedida em 2012, ele também ressaltou que, apesar de lento, o trabalho dos atores era "muito bem remunerado".

14 - No Brasil, o personagem foi dublado por Orlando Drummond, conhecido pelo papel de Seu Peru em Escolinha do Professor Raimundo, além de outras dublagens clássicas, como as dos personagens Scooby Doo e Popeye.



15 - Todos os 102 episódios tinham nome de músicas, que davam pistas do que aconteceria a seguir.

16 - Embora a série seja humorística, muitas das referências a astronomia são reais. Para isso, a equipe contou com o auxílio de cientistas especialistas na área.

17 - O final da série é considerado um dos mais chocantes da história da TV. No último episódio da quarta temporada, Alf é capturado pela Alien Task Force, equipe que procurava por aliens. E a série se encerra assim, com o personagem sendo tomado da família Tanner e levado por militares.



18 - Era planejada uma nova temporada, na qual Alf seria resgatado das mãos do governo. Porém, esse quinto ano não foi produzido, o que deixou a história sem um final feliz.

19 - A trama só foi retomada seis anos depois, em 1996. Desta vez, o canal ABC produziu um telefilme chamado Project Alf, no qual o alien foge da base militar, após ter sua execução agendada. Mas o final não foi exatamente feliz, pois Alf não reencontra os Tanner (que não aparecem no filme) e não consegue voltar para Melmac. Mas o personagem não é executado, se tornando embaixador de seu planeta na Terra.



20 - Na época, muitos fãs se recusaram a assistirem o filme, ainda revoltados com o final da série. Mas a produção é parte da cronologia oficial da franquia, uma vez que teve a participação do criador e manipulador Paul Fusco.

21 - Alf também ganhou duas séries animadas. Em 1987, estreava Alf: The Animated Series e, no ano seguinte, era lançada Alf Tales, ambas mostrando aventuras do alien sem a família Tanner.



22 - O extraterreste também foi protagonista de histórias em quadrinhos. Publicada originalmente pela Marvel Comics em 1987, o gibi foi lançado no Brasil pela Editora Globo e teve 20 edições, saindo entre 1988 e 1990.

23 - Em 2004, o boneco ganhou um programa de entrevistas no canal pago TV Land. Em Alf's Hit Talk Show, ele recebia diversos convidados e protagonizava esquetes cômicas. Considerado um fracasso, a produção só teve 7 episódios.



24 - Em 2001, o ator Max Wright, que interpretava Willie Tanner (o pai da família), se envolveu em um grande escândalo. Ele foi flagrado consumindo crack e mantendo relações sexuais com diversos homens pelo tablóide National Enquirer, que divulgou o vídeo do ato. Desde então, Wright nunca mais teve um papel regular na televisão.



25 - No Super Bowl de 2011, a NFL exibiu um comercial mostrando cenas de séries clássicas, nas quais personagens icônicos usavam camisas de times de futebol americano. As peças foram inseridas digitalmente em episódios produzidos anos antes. Assim, Alf é visto usando a jersey do Carolina Panthers, time de Charlotte, Carolina do Norte. Curiosidade: a equipe disputou seu primeiro jogo em 1995, cinco anos após o final da série.



26 - O personagem reapareceu no início de 2016, fazendo ponta em um quadro humorístico do site Funny or Die. Alf foi visto em Donald Trump's The Art of the Deal: The Movie, como amigo do empresário (lá interpretado por Johnny Depp).

27 - Em 2012, a Sony Pictures Animation adquiriu os direitos de adaptação da série para cinema. Na época, a empresa anunciou que pretendia produzir um filme live-action, com o alien sendo feito digitalmente. Mas o projeto não foi desenvolvido.

28 - Atualmente, Alf pode ser assistido no Brasil no canal TCM.

Você gostava da série Alf? Conta pra gente nos comentários!

Veja também: Por onde anda o elenco da versão original de Chiquititas?

Veja também: Por onde anda o elenco de Quatro por Quatro?

Veja também: Por onde anda o elenco de Vamp?

Veja também: Qual novela das 7 passava quando você nasceu?

Veja também: Qual novela das 8 passava quando você nasceu?







commentDeixe sua opinião
menu