6 programas que tinham nomes estranhos, mas que faziam sentido na época



Quando falamos de programas antigos, temos que levar em consideração o contexto da época. Dessa forma, alguns títulos que batizaram atrações nos anos 1970, 1980, 1990 e, mesmo recentemente, nos anos 2000, soam estranhos, mas faziam sentido.

Confira na lista:

1 - Alerta Geral (Globo)



Entre março de 1979 e maio de 1981, a Globo teve um programa chamado Alerta Geral. Seria um noticiário policial, precursor de programas como Cidade Alerta e Brasil Urgente? Longe disso... Era um programa musical mensal, comandado por Alcione. O título era o mesmo do então mais recente disco lançado pela cantora.

2 - Eu Compro o Seu Televisor (SBT)



Em 2004, a mídia divulgou que Silvio Santos estava interessado em comprar televisores antigos em seu novo programa, cercado de mistério. Mas não era nada disso. Eu Compro o Seu Televisor era, simplesmente, uma versão do Deal or no Deal, da Endemol. Ao invés de comprar as malas dos participantes, como na versão original, ele comprava os televisores. A produtora holandesa, inclusive, processou o SBT por plágio. Tempos depois, eles se acertaram e uma nova versão surgiu, chamada Topa ou Não Topa.

3 - Transa Esportiva (Band)

Não é o você está pensando. Tratava-se de um noticiário esportivo que a Band apresentava diariamente nos anos 1970. Naquela época, o verbo transar também era usado com outras conotações. Lembra do César, personagem de Carlos Alberto Riccelli em Vale Tudo, falando que não transava violência? Então, o termo era bastante utilizado na época.

4 - Cabaré do Barata (Manchete)



Muita gente não entendia o título do programa humorístico de Agildo Ribeiro na Rede Manchete, apresentado a partir de 1989. Não se tratava de um personagem qualquer. Barata é o sobrenome do humorista: Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho.

Leia também: A Gata Comeu, Mulheres de Areia e mais: 9 novelas da Tupi e Excelsior que foram refeitas pela Globo

5 - Você Tem Tempo? (Globo)



Foi um programa diário que teve vida curta na Globo, em 1971. Mas do que se tratava? Era uma versão compacta do espetáculo homônimo que Chico Anysio fazia no teatro na época. Basicamente, eram cinco minutos de piadas entre o Jornal Nacional e a novela das oito.

6 - Locomotivas (Globo)



A novela de Cassiano Gabus Mendes fez muito sucesso em 1977. Nos dias atuais, o título Locomotivas parece sem sentido. Mas não é: na época, locomotiva era gíria para mulher bonita, sensual.

Tem algum outro programa antigo que você acha o título estranho? Conta pra gente na caixa de comentários!




commentDeixe sua opinião
menu