13 de fevereiro na história da TV: em 2006, A Viagem em Vale a Pena Ver de Novo (de novo!)


Confira os destaques do dia 13 de fevereiro na história da televisão brasileira:

No dia 13 de fevereiro de 1984, estreava a reapresentação de Água Viva (1980) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

De Gilberto Braga - escrito com a colaboração de Manoel Carlos -, Água Viva foi o primeiro folhetim das 20h a desembarcar no 'Vale a Pena'. Os 159 capítulos foram reeditados em 145, o que garantiu uma reexibição praticamente na íntegra. A trama abordava a vida da classe alta à beira-mar. No elenco: Betty Faria, Raul Cortez, Reginaldo Faria, Beatriz Segall, Fábio Jr, Lucélia Santos e Tônia Carrero, entre outros.



No dia 13 de fevereiro de 1989, estreava a novela Que Rei Sou Eu? (Globo).

Obra-prima de Cassiano Gabus Mendes, esta produção das 19h fez sucesso ao "transportar" as mazelas do Brasil para o fictício reino de Avilan. O enredo era centrado na luta de Jean Pierre (Edson Celulari), rebelde que reivindica o trono, usurpado por um falsário - Pichot (Tato Gabus) - numa armação do bruno Ravengar (Antônio Abujamra), dos conselheiros e da rainha Valentine (Tereza Rachel).



No dia 13 de fevereiro de 2004, terminava o programa Hora da Verdade (Band).

Revelada no SBT, com passagens por Rede Mulher e Gazeta, Márcia Goldschmidt estreou na Band quando este programa, exibido nos fins de tarde de segunda-feira a sexta-feira, voltado para debates e dramatizações de casos reais ou sobrenaturais. Denúncias de armação e de baixaria marcaram a trajetória da atração, que chegava a registrar dois dígitos de média, um dos maiores índices da Band naquele tempo.



No dia 13 de fevereiro de 2005, estreava o programa Código F.A.M.A. (SBT).

Parceria do SBT com a Televisa - já acertados há anos no que tange às novelas - este reality-show buscava revelar jovens talentos, em especial os da música. Apresentado por Celso Portiolli, Código F.A.M.A. fez brilhar Priscilla Alcântara, posteriormente convertida em apresentadora do Bom Dia & Cia, campeã da edição nacional e quarto lugar na competição mexicana.



No dia 13 de fevereiro de 2006, estreava a segunda reapresentação de A Viagem (1994) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Com dificuldades para liberar Porto dos Milagres (2001), a Globo recorreu à esta trama de Ivani Ribeiro, já reexibida em 1997 - repetindo expediente adotado, até então, apenas em A Gata Comeu (1985), outro clássico da autora. Os 167 capítulos da história de amor de Dinah (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes) foram condensados em 113, 13 a mais do que a reapresentação anterior.



No dia 13 de fevereiro de 2006, estreava o programa Ver Para Crer (SBT).

A atração mostrava vídeos de acontecimentos curiosos ao redor do mundo, sendo comandada por Celso Portiolli e César Filho, substituindo as inicialmente escaladas Analice Nicolau e Cynthia Benini. A princípio, trazia reportagens dubladas da Univision, emissora de televisão americana que transmite em língua espanhola, e era exibido de segunda-feira a sexta-feira, às 22h.


Deixe sua opinião


Leia também