9 de fevereiro na história da TV: em 1976, estreava Vejo a Lua no Céu


Confira os destaques do dia 9 de fevereiro na história da televisão brasileira:

No dia 9 de fevereiro de 1976, estreava a novela Vejo a Lua no Céu (Globo).

Estreia de Sylvan Paezzo como novelista, Vejo a Lua no Céu fez sucesso às 18h ao retratar os dilemas da família de Fernando (Eduardo Tornaghi), jovem de classe média alta, que se apaixona pela pobretona Suzana (Norma Blum). A novela fazia referências a acontecimentos do início do século XX - como a Primeira Guerra Mundial - e marcou a estreia de Isabela Garcia na televisão.



No dia 9 de fevereiro de 1981, estreava a novela Rosa Baiana (Band).

De Lauro César Muniz, a obra abordava a difícil rotina de uma mulher e seus sete filhos, aguardando a volta do pai. A novela, que contou com patrocínio da Petrobrás, era ambientada nos campos petrolíferos da Bahia. A morte do ator Rafael de Carvalho marcou a narrativa; uma cena inédita de seu personagem, Edmundo, foi guardada para o final. Com Nancy Wanderley (foto), Gianfrancesco Guarnieri e Jofre Soares.



No dia 9 de fevereiro de 1991, terminava a minissérie Filhos do Sol (Manchete).

De Walcyr Carrasco, a obra tratava de temas místicos, como ufologia. Em São Tomé das Letras, Minas Gerais, o estudioso Airton (Raul Gazolla) descobre a existência de extraterrestres, "instalados" em Macchu Picchu, no Peru - pasmem, ligada a São Tomé por um túnel. Também no elenco Cassiano Ricardo, Cláudia Magno, Cristina Mullis, Leonardo Brício, Luiz Armando Queiróz e Othon Bastos.



No dia 9 de fevereiro de 1998, estreava a reapresentação de Felicidade (1991) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Manoel Carlos estava no ar às 20h com Por Amor (1997) quando a Globo resgatou este seu folhetim para o horário das 18h. Estrelada por Maitê Proença (a Helena da vez) e Tony Ramos (Álvaro), Felicidade foi uma das tramas mais mutiladas da história do 'Vale a Pena': 55 capítulos x 203 originais. A edição privilegiou os dilemas de Débora (Vivianne Pasmanter), a vilã que fazia maldade até para criancinha!


Deixe sua opinião


Leia também