6 de fevereiro na história da TV: em 1998, último capítulo de Fera Ferida em Vale a Pena Ver de Novo


Confira os destaques do dia 6 de fevereiro na história da televisão brasileira:

No dia 6 de fevereiro de 1966, terminava a novela O Tirano (Cultura).

Última produção do núcleo das 18h30, que contou com quatro novelas - além de 'Tirano', Escrava do Silêncio, As Professorinhas e O Moço Loiro. Em cena, um homem retrógrado e autoritário, que não aceita a vocação do filho para as artes. No elenco, Roberto Orosco, Edy Cerri e Rubens Campos, que faleceu no decorrer da produção. O "homem do sapato branco" Jacinto Figueira Jr também participou do folhetim.

No dia 6 de fevereiro de 1971, terminava o programa Topo Gigio Especial (Globo).

O êxito do boneco - criado na Itália por Maria Perego - como quadro do Mister Show (1969) determinou a criação de um programa-solo, transmitido aos sábados, 13h30. Agildo Ribeiro participava da nova atração; cabia ao humorista auxiliar o ratinho nas orientações transmitidas aos pequenos, sobre obrigações como escovar os dentes, e cantarolar músicas e cantigas, como 'Meu Limão, Meu Limoeiro', de José Carlos Burle.



No dia 6 de fevereiro de 1976, terminava a novela A Moreninha (Globo).

Marcos Rey adaptava o romance de Joaquim Manuel de Macedo, que já havia ganhado uma versão "novelística" dez anos antes, também na Globo, às 19h. Em cena, o Rio de Janeiro do final do século XIX: o romance de Carolina (Nívea Maria) e Augusto (Mário Cardoso); e a luta dos abolicionistas, como Leopoldo (Eduardo Tornaghi), que tem sua namorada sequestrada por um capitão do mato.



No dia 6 de fevereiro de 1998, terminava a reapresentação de Fera Ferida (1993) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

Baseados na obra de Lima Barreto, Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares fizeram uma trama sobre a vingança de Flamel (Edson Celulari) contra os poderosos de Tubiacanga - Demóstenes (José Wilker), Major Bentes (Lima Duarte) e Numa (Hugo Carvana). A paixão por Linda Inês (Giulia Gam), contudo, demove o justiceiro de seus intentos. A novela teve seus 210 capítulos reeditados em 105.



No dia 6 de fevereiro de 2003, terminava o programa Musikaos (Cultura).

O ex-VJ da MTV Gastão Moreira apresentava esta atração, que contava com shows ao vivo de nomes consagrados - como Cássia Eller, Charlie Brown Jr, Los Hermanos, Raimundos e Ratos de Porão - e artistas independentes - caso de Inkoma, a banda da então desconhecida Pitty. O espetáculo era produzido sem cortes, com música no estúdio durante todo o tempo.

* Indicação do leitor Eduardo Kasbarh



No dia 6 de fevereiro de 2015, terminava a minissérie Felizes para Sempre? (Globo).

De Euclydes Marinho, a trama abordava as dificuldades de relacionamentos de cinco casais, premissa similar a Quem Ama Não Mata (1982), minissérie do mesmo autor. O destaque ficou por conta da prostituta Danny Bond, vivida por Paolla Oliveira, que surgiu em cena só de calcinha. Também participaram Maria Fernanda Cândido, Enrique Diaz, Adriana Esteves, João Miguel, Carol Abras e João Baldasserini.


Deixe sua opinião


Leia também