14 diferenças entre o filme Candinho e a novela Êta Mundo Bom!





Êta Mundo Bom!, a nova novela das seis da Globo, é baseada no filme Candinho, de 1954, estrelado por Mazzaropi (1912-1981).

Confira as principais diferenças entre o filme e a novela de Walcyr Carrasco:

1 - No filme, o medalhão de Candinho é redondo e tinha dentro o mapa da fazenda da família da mãe. Na novela, tem formato de coração e a foto de Anastácia.





2 - No filme, todo o núcleo da família da mãe de Candinho não aparece, é apenas citado no final da história, quando se descobre quem é a progenitora do rapaz.



3 - No filme, a mãe de Candinho morreu de desgosto alguns anos após o nascimento de Candinho. Como citado acima, ela sequer aparece na história.



4 - No filme, a fazenda do Coronel Quinzinho fica em Piracema (MG) e ele é neto do Barão de Piracema, um dos barões do Império. Inclusive há um retrato do barão na sala da propriedade. Na novela, a fazenda fica no interior de São Paulo.



5 - No filme, Quinzinho e Antonieta (Cunegundes na novela) têm apenas dois filhos, um casal de gêmeos (Filomena e Quincas). Na novela, são três.





Veja também: Vídeo: Apresentador da Globo teve enfarte e morreu ao vivo

6 - No filme, Antonieta (Cunegundes na novela) aparece apenas no início, quando acham Candinho no rio. O Coronel Quinzinho (Domingos Terras) é viúvo quando Candinho é maior e várias vezes cita sua "santa esposa".





7 - Dessa forma, é Quinzinho quem flagra o beijo de Candinho e Filoca, expulsando o rapaz da fazenda. Ela leva uma surra do pai. Na novela, Cunegundes dá o flagrante.





8 - No filme, ao ser expulso da fazenda, é Manuela quem dá o medalhão de sua mãe para Candinho. Na novela, é Eponina.





9 - No filme, Candinho sai da fazenda rumo a Piracema. Lá, se envolve em uma confusão com o filho de um coronel e é preso. Depois que verificam que ele não foi o causador da desordem, o delegado o coloca em um trem para São Paulo. Ou seja, não foi o professor Pancrácio que o aconselhou a ir para a capital paulista.





10 - No filme, Pirulito (Benedito Corsi) é maior, da mesma idade de Candinho. Na novela, ele é um garoto (JP Rufino).





11 - No filme, em São Paulo, Candinho se hospeda na Pensão dos Artistas, de Dona Hermione (que não tem grande participação). Já na novela, ele se hospedará na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre).



12 - No filme, não há Ernesto (Eriberto Leão). Filoca é explorada por um homem que não tem grande participação na história, chamado Lalau.





13 - No filme não existem as rivais de Filó no dancing, como a personagem de Priscila Fantin. Também não é citada a dona do estabelecimento, Paulina (Suely Franco).



14 - Muitos outros personagens da novela não existem no filme: Celso (Rainer Cadete), Sandra (Flávia Alessandra), Araújo (Flávio Tolezani), Braz (Rômulo Neto), Clarice (Marianna Armellini), Emma (Maria Zilda Bethlem), Gerusa (Giovanna Grigio), Ilde (Guilhermina Guinle), Josias (Flávio Migliaccio), Mafalda (Camila Queiroz), Maria (Bianca Bin), Romeu (Klebber Toledo), Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) e Severo (Tarcísio Filho).



Leia também: A semana em Êta Mundo Bom!: Pancrácio aconselha Candinho a procurar por sua mãe em São Paulo

Leia também: 7 pessoas que você não sabia (ou não lembrava) que trabalharam na Globo







commentDeixe sua opinião
menu